Artigos

Mudou de novo?

Mudou de novo?
Remulo Farias

Remulo Farias

15/05/2021 12:05pm

Muito tem se falado a respeito de futuro e mudanças, num processo extremamente dinâmico e antagônico que por si só se alterna a todo instante entre profecias para uma fantástica “Nova Era” e obstáculos para alcançá-las e delas usufruir.

Gurus surgem aos montes a todo instante trazendo com eles propostas para soluções de velhos problemas. , mascaradas com títulos  sugestivos e palavras que se encontravam adormecidas nos dicionários. Tudo muda a todo instante a como consequência de orientações. Geralmente, novos discursos de pouca praticidade numa sociedade que ainda não sedimentou, sequer, os mais simples fundamentos para a sua educação e o seu desenvolvimento. 

Deslumbradas com a tão propalada visão de um futuro tecnologicamente fantástico, recheado de soluções extremamente simplistas como soluções para suas questões, as pessoas esperam o amanhã como uma resposta mágica a serviço da eficácia e esquecem um rico e útil passado de experiências comportamentais e atitudinais bem sucedidas.

É preciso lembrar que, em qualquer época e com qualquer avanço tecnológico, o Ser Humano sempre será humano na sua dinâmica existencial; que os processos que possibilitam melhorias nos relacionamentos, elemento indispensável para a consolidação do papel de um Gerente.

É preciso procurar saídas onde estão as bases para o conhecimento intra e interpessoal; ali o Ser Humano se conhecendo aprende a conhecer aos outros e a com eles se relacionar, elementos essenciais para um gerenciamento adequado.

Conseguir resultados através de pessoas é tarefa dependente do desenvolvimento de habilidades humanas, pôr aqueles que pretendem tal feito, para influenciar comportamentos em direção a objetivos predeterminados; em outras palavras, é preciso saber se comunicar, negociar, delegar, motivar etc.

Por outro lado, em geral, as Organizações surgem a partir da Visão de Pessoas para as quais o SER e o TER devem ser resultantes de decisões próprias para ações que resultem, na maioria das vezes, na satisfação plena das suas necessidades e desejos.

Das demais Pessoas que se incorporem à Organização espera-se fidelidade máxima e efetivo comprometimento com o que possa levar à realização dessa Visão; em outras palavras que façam o que for necessário para o alcance dos objetivos estabelecidos por aquele que iniciou o processo. Isto é possível.

Essa tão almejada fidelidade pode ser traduzida como engajamento, "vestir a camisa", e a sua obtenção será sempre derivada de motivação e integração, fatores tão perseguidos e ao mesmo tempo tão propalados quanto a dificuldades para a sua obtenção.

Esse quadro pode ser revertido se todos enxergarem no que fazem um meio para a satisfação dos seus próprios Sonhos, a fim de que se tenham Seres Humanos dispostos a fazer cada vez mais e melhor, para si e para os outros.

É necessário também que se conheça um pouco mais sobre o Ser Humano e o processo que o orienta na busca para satisfação das suas necessidades e carências, a fim de motivá-los a se mobilizarem para comportamentos e atitudes que levem aos resultados pretendidos. 

Assim, Qualidade e Produtividade nas Organizações passarão a existir, naturalmente, a partir da Qualidade de Vida daqueles que as compõem.

Erich Fromm, na sua obra “Ter ou Ser?”, disse: “O sonho de sermos senhores independentes de nossas vidas terminou quando despertamos para o fato de que todos nos tornamos peças ínfimas da máquina burocrática, com nossos pensamentos, sentimentos e gostos manipulados...”. Discordo, na minha opinião foi aí que ele começou, como consequência da provocação advinda de tal contexto.  

Em resumo: é preciso despertar para o fato de que as Organizações podem e devem funcionar como um instrumento para as realizações pessoais de todos que as integram - Sócios e Empregados; a consecução dessas realizações podem ser identificadas através das respostas satisfatórias, de cada um para si, ao “por que” e “para que” trabalho. 

As Pessoas podem e devem viver com o máximo gerenciamento sobre sua vida, necessidades, desejos e conquistas, para estarem em perfeita harmonia com o que fazem. Às vezes é uma questão, apenas, de orientações para um Projeto de Vida.

Por incrível que pareça isto, também, é possível.

Acredite.