O futuro do marketing não tem briefing, e sim algoritmo
Foto: Acervo Pessoal Imagine um mundo onde campanhas publicitárias são criadas não apenas com base em pesquisas de mercado, mas decifrando padrões cerebrais em...
Por Alexandre Pereira, diretor de Medicamentos do Grupo DPSP
Criado em 2004, o Farmácia Popular é um dos principais programas para distribuição de medicamentos e fraldas geriátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Fruto de uma parceria do Ministério da Saúde junto ao setor varejista farmacêutico, o programa surgiu com o propósito de facilitar o acesso da população aos remédios essenciais de forma gratuita ou a baixo custo, auxiliando na prevenção e controle de doenças crônicas.
O benefício da gratuidade contempla medicamentos para o tratamento de diabetes, asma e hipertensão e, de forma subsidiada – com até 90% de desconto –, para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma, anticoncepção e fraldas geriátricas. Nesses casos, há um copagamento, onde o Ministério da Saúde paga parte do valor e o cidadão arca com o restante.
Para ter acesso, basta o paciente procurar uma drogaria credenciada com a marca “Aqui tem Farmácia Popular” e apresentar a receita médica dentro do prazo de validade, acompanhada do documento de identificação e CPF ou documento oficial com foto que contém CPF. Já no caso das fraldas geriátricas (para pessoas com 60 anos ou mais, ou que tenham algum tipo de deficiência), é necessário também levar a prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso do item. No caso do paciente com deficiência, o documento deve informar ainda a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID).
A novidade mais recente anunciada pelo Ministério da Saúde foi a incorporação, a partir de novembro de 2022, de 05 (cinco) novos medicamentos na lista de medicamentos, sendo 4 medicamentos para Hipertensão Arterial com distribuição 100% gratuita e 1 medicamento de co-pagamento para Diabetes Melitus associada a doença cardiovascular somente para usuários a partir dos 65 anos. Uma iniciativa que não acontecia desde 2011.
Os itens são direcionados ao controle de doenças cardiovasculares, diabetes e insuficiência cardíaca, patologias que mais tem acometido a população. Com essa iniciativa, estima-se que cerca de 2,7 milhões de pessoas serão beneficiadas com os medicamentos, são eles: Besilato de Anlodipino 5 mg; Succinato de Metoprolol 25 mg; Espironolactona 25 mg; Furosemida 40 mg e Dapagliflozina 10 mg.
Um ponto importante é que as regras para a participação do programa, que tinham sido flexibilizadas por conta da pandemia da Covid-19, também foram atualizadas. Uma delas se refere ao período de dispensação do medicamento. Desde setembro de 2022, o Ministério da Saúde retornou com a regra anterior que só autoriza a liberação da venda exclusivamente para 30 dias de tratamento. Dessa forma, a cada mês, o paciente deverá retornar à farmácia para fazer a retirada do item prescrito.
Outra mudança é referente à validade da prescrição médica. Agora, volta a ser válida por 180 (cento e oitenta) dias, e não mais com validade de 01 (um) ano, exceto para contraceptivos. E para facilitar o acesso aos medicamentos para aqueles pacientes que, por algum motivo, não possam comparecer fisicamente em uma loja, o Programa aceita procurações públicas ou particulares com reconhecimento de firma em Cartório, na qual um terceiro é nomeado para a ação. Porém, além da procuração, é necessário levar a receita médica, um documento de identificação e CPF do paciente, cujo nome consta na receita, e o documento e CPF do representante legal, que foi nomeado na procuração.
A importância do Farmácia Popular é inegável e os números comprovam. Segundo o Governo Federal, o Programa atende mais de 20 milhões de brasileiros, em mais de 30 mil farmácias credenciadas, distribuídas em 4.397 municípios. Entre 2018 e junho de 2022, já foram distribuídos mais de 21,5 milhões de medicamentos para a população brasileira.
Se você nunca fez uso desse benefício, procure uma drogaria credenciada e tire as dúvidas junto ao profissional farmacêutico. O Programa tem sido há anos uma importante ferramenta no cuidado com a saúde de milhões de brasileiros e, em virtude dessa parceria junto às farmácias, incluindo grandes redes como a Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, vem tornando cada vez mais democrático o acesso aos medicamentos, além de facilitar a adesão correta ao tratamento médico.
Foto: Acervo Pessoal Imagine um mundo onde campanhas publicitárias são criadas não apenas com base em pesquisas de mercado, mas decifrando padrões cerebrais em...
Foto: Acervo Pessoal Imagine um publicitário, em seu loft industrial, debruçado sobre um moodboard repleto de personas, insights e gráficos de engagement. Enqu...
Se em 2024 Salvador já havia dado um banho de realidade nos concorrentes, em 2025 a cidade não apenas manteve a coroa: enterrou os rivais com uma avalanche de c...