Artigos

Esqueceram de mim

Esqueceram de mim
Remulo Farias

Remulo Farias

03/05/2021 11:15am

"Click" - "se liga meu" - acorda para o futuro (ou é para o presente?) ou você vai acabar descobrindo que foi você quem esqueceu de si mesmo e não os outros que lhe desprezaram.

Pode não ser o seu caso, mas, muita gente está mais bonita graças ao silicone e/ou outras reparações plástico-cirúrgicas (nem sei se existe esta palavra) que somente se tornaram possíveis a partir da evolução tecnológica.

Qual é o problema de se ter uma "peça" a mais no corpo para melhorar performances? Trata-se apenas de aceitar uma mãozinha, um reforço pessoal cyberhumanístico.

Lembra daquele professor que você tanto gosta e que funciona - funciona!!! olha a danada da linguagem parecendo se referir a uma máquina - até hoje como um grande amigo, um importante conselheiro? Pois é, ele já tem 80 anos, está "vivinho da Silva" e goza de excelente saúde. E quem colabora para isto? A danada tecnologia.

Se você tem tempo de sobra para conflitos com máquinas, com a tecnologia como um todo, será mais proveitoso se dedicar esse tempo para aprender a lidar com algo mais interessante, de difícil interpretação, compreensão e relacionamento e da maior importância para o seu sucesso pessoal, o ser humano.

Se você fosse uma máquina, seria capaz de responder a estas perguntas: Qual será a minha configuração? Qual será a minha capacidade de armazenamento de informações e conhecimentos? Qual será a minha capacidade de processamento? É você precisa se conhecer um pouco mais.

Ao se descobrir, com certeza, descobrirá, simultaneamente, a seus semelhantes e dando um passo importante para conviver melhor com você mesmo e com aqueles que lhe cercam, condição mais do que necessária para a conquista da satisfação pessoal e da felicidade?

Prepare-se porque ao procurar se conhecer, conhecer aos outros e com eles se relacionar, você vai se deparar com a parte mais complicada dessa engrenagem, você vai se deparar com o ser humano e seu sistema operacional, com as funções que comandam o seu comportamento, ou será que o certo é funcionamento?

É aí que você vai ter que entender e aprender a trabalhar, da melhor maneira possível, com elementos tais como inveja, ciúme, raiva, tristeza, rancor, vingança etc., mais, também com compartilhamento, cooperação, divisão amizade, alegria, felicidade etc., fundamentais para o seu desenvolvimento. Acredito que essa seja a parte mais difícil dessa jornada, porém, a parte de maior satisfação e ganhos.

Fique tranqüilo, essa caminhada exige, acima de tudo, paciência e disposição para iniciar. Após iniciada ficará mais fácil continuar pois as surpresas, o fascínio, a curiosidade e as conquistas - bastante úteis para os seus planos de futuro - se encarregarão de lhe impulsionar para a frente. Vale a pena esperar pelos resultados; o sentimento será de que já deveria ter começado desde muito tempo.

Voltando ao cyberhumano. Se você acredita no que eu disse até agora e, também, considera o homem, na sua configuração original, como algo fantástico, imagine esse mesmo homem com um fantástico "upgrade", com uma capacidade a mais para memorização, processamento, produção, entre outras implementações. Quem sabe se essa é a origem da citação popular "ele vale por dois" ou, até, por muito mais que dois.

A antevisão do conhecimento total (será que é total?) do homem por ele mesmo e da conseqüente melhoria nos relacionamentos com seus pares, por certo, está mais próxima de se converter em realidade do que a desse mesmo homem entender e conviver pacificamente com a tecnologia, até mesmo pela velocidade com que evolui o ser humano e a ciência. Porém, é preciso uma ação imediata para não se perder "o trem da história" e sufocar (acho muito pouco provável esta hipótese) ou sermos sufocados pelos avanços científicos.

Considerando que sejamos vitoriosos na proposta para conhecimento e entendimento do ser humano, vamos à segunda parte do plano: descobrir o que já inventaram ou estão inventando e como utilizar tais descobertas para melhorar a nossa vida. Assim ficará mais fácil o relacionamento com os chips e seus parentes e amigos (parece até que estamos falando de gente). Pode ser até que deixemos de ser confrontantes da evolução e passemos, voluntária e orgulhosamente, a fazer parte dela.

Por falar nisso, na última vez que voltei de um supermercado verifiquei espantado que as compras, na sua grande maioria, eram de produtos para limpeza, higiene e manutenção do patrimônio. É, você tem razão, acho que esqueceram de mim ou, melhor, acho que esqueci de mim, vendo tanta tecnologia atraente.

Deixa prá lá, o melhor é mudar enquanto é tempo. Vamos dar uma trégua e parar de jogar a culpa na evolução e nos outros; afinal, também, participamos dessa história, quer queiramos ou não e o único direito que nos é devido é decidir se ficamos na condição de assistente ou se passamos para a condição de ator.

"Click" se liga; sem essa de ficar "desligado" criticando e deixando a vida passar; acorde para o "admirável mundo novo", é "o maior barato" e você vai gostar "de montão" e a maioria do que você vai precisar para se preparar para o futuro e ser bem sucedido é "freeware".

Quer mais?