Artigos

Tudo na Bahia faz a gente querer bem

Por Francisco Miranda

Tudo na Bahia faz a gente querer bem
Francisco Miranda - Presidente da Desenbahia

Francisco Miranda - Presidente da Desenbahia

28/01/2021 10:01pm

Como cantado em verso e prosa pelo nosso querido Dorival Caymmi: “A Bahia tem um jeito que nenhuma terra tem...”.

A geografia da Bahia é ímpar: território de 564,7 mil km2, 1,2 mil km de litoral e temperatura média anual de 24°C (máxima de 29°C e mínima de 20°C). A diversidade espacial é tão grande que, para efeito de planejamento do turismo, foram criadas 13 zonas turísticas, tendo cada uma delas suas próprias atrações, inclusive no que se refere a equipamentos, cultura e festejos.

Sendo um dos principais destinos do turista brasileiro, na Bahia, a família, os amigos ou mesmo os turistas aventureiros encontram desde a beleza e os encantos da cidade de Salvador – sítios históricos coloniais e passeios marítimos pela famosa Baía de Todos-os-Santos – a momentos de reflexão entre morros e vegetações típicas de áreas de caatinga e cerrado na Chapada Diamantina, e visitas pelos lagos e cânions na região do São Francisco. Em outro roteiro, é possível um belíssimo passeio pelas praias da Costa dos Coqueiros, seguindo pela Costa do Dendê, Costa do Cacau e Costa do Descobrimento, até chegar à Costa das Baleias.

Toda essa riqueza turística e cultural, material e imaterial (como se esquecer do Carnaval e do acarajé?) é exigente em planejamento e muito investimento. Além de conservação do patrimônio já instalado, há sempre que se promover novas atrações e propiciar experiências inesquecíveis ao visitante, seja no que se refere à hospedagem, seja em alimentação, espetáculos, serviços de deslocamentos etc.

A Desenbahia – Agência de Fomento do Estado da Bahia – sempre esteve atenta a essas necessidades do turismo no Estado. Muitos programas foram criados ao longo do tempo, observando as diversas facetas dessa atividade econômica, reconhecidamente relevante para a ocupação da população e a geração de riquezas. A terra de Irmã Dulce, Rui Barbosa, Castro Alves, Jorge Amado, Gregório de Matos, João Ubaldo Ribeiro e de tantos outros que divulgaram e permanecem divulgando os encantos da Bahia precisava (e ainda precisa) exibir-se formosa e aprazível para quem vem conferir o que leu ou ouviu falar dela. E a Desenbahia sabe disso!

"A Bahia tem um jeito que nenhuma terra tem..." 

(Dorival Caymmi)

Diante da importância da Bahia para o turismo nacional e dos efeitos da crise sanitária provocada pela COVID-19 sobre o setor, a Desenbahia, além das linhas próprias, do Fundo de Desenvolvimento Estadual - Fundese, BNDES e Finep, passou a dispor de novas linhas de financiamento ajustadas às necessidades daqueles que operam exclusivamente com o turismo. Graças à parceria articulada com o Ministério do Turismo, a Desenbahia está ofertando os recursos do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), com a finalidade de apoiar os empreendimentos da área por meio de crédito para capital de giro e investimentos fixos, como obras civis e aquisição de bens.

Para ter acesso a mais informações sobre essas linhas de financiamento, os empresários do setor podem agendar um atendimento pelo 0800 285 1626/(71) 3103-1001, conferir o site da empresa (www.desenbahia.ba.gov.br) ou ainda contatar os gerentes de Desenvolvimento que estão presentes nas cidades de Barreiras, Irecê, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Juazeiro, Feira de Santana e Salvador.

Com mais esse apoio ao setor turístico da Bahia, desejamos que a musicalidade de Dorival Caymmi e sua inesquecível “Você já foi a Bahia?” permaneçam vivas e chamativas. Aos nossos visitantes: se já veio, volte que o receberemos de braços e coração abertos e com muito mais experiências maravilhosas. Se não veio, venha e comprove que “a Bahia tem um jeito que nenhuma terra tem”.