Artigos

Água 2023, acelerando a mudança

Artigo sobre o Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22), reproduzido do Jornal A Tarde

Água 2023, acelerando a mudança
Eduardo Athayde - Diretor da Rede WWI no Brasil

Eduardo Athayde - Diretor da Rede WWI no Brasil

22/03/2023 9:30pm

A Agenda de Ação pela Água, em curso essa semana na Conferência da Água 2023, da ONU, que acontece em Nova York – o primeiro evento desse tipo em quase 50 anos para comemorar o Dia Mundial da Água, 22 de março, reúne a comunidade internacional para debater como acelerar globalmente as mudanças e enfrentar a crise de água e saneamento – focando também no Dia Mundial do Banheiro. 

Para antenar a parte da população global - e local - que tem banheiros, o dia 19 de novembro foi designado como o Dia Mundial do Banheiro desde 2013. Em 2014, a Índia liderou o mundo em “defecação a céu aberto”, com cerca de 600 milhões de pessoas dependentes da prática e, com enorme esforço, em 2 de outubro de 2019, 150º aniversário do nascimento de Mahatma Gandhi, um país com 1.4 bilhão de habitantes declarou-se “livre de defecação a céu aberto”.

Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, um grama de fezes contém 10 milhões de vírus, 1 milhão de bactérias e 1.000 cistos parasitários. No Brasil, o acesso a banheiro influencia na nota média no Enem dos estudantes, segundo dados do Painel Saneamento Brasil. A nota média no Enem de pessoas com banheiro em casa é de 535,69, enquanto a nota média de pessoas sem banheiro é de 468,31 – uma diferença de quase 70 pontos. Segundo informações do DATASUS (2021), das 70 mil internações por doenças associadas à falta de saneamento, 65% estão entre crianças de 0 a 4 anos. 

Trabalhando em ambientes urbanos, suburbanos e rurais em todo o mundo, e prestando serviços de abastecimento de água ou saneamento, sob a supervisão do poder público, a Federação Internacional de Operadores Privados de Água reúne empresas de todos os tamanhos, em mais de 40 países. Operando por meio de contratos ou licenças de parcerias público privadas, atendem ao público e a usuários comerciais e industriais, alinhadados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e ESG, oficialmente adotados por governos do mundo, inclusive pelo estado brasileiro.

Enquanto o tema do Dia Mundial da Água 2023, “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo” estimula avanços, e o Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026/2020), acarreta esperanças ao saneamento básico no país com novas diretrizes para o setor; os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) apontam um longo caminho a percorrer - somente 50% do volume gerado de esgoto é tratado.

Neste dia, destacando o ODS 6 (Meta 6.2): “Até 2030, alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos e acabar com a defecação a céu aberto, prestando atenção especial às necessidades das mulheres e meninas”, vale a lembrança para mãos operosas que arquitetam o Plano Plurianual Participativo (ppaparticipativo.ba.gov.br) PPA 2024-2027: Quantas casas na Bahia não têm banheiro?