Vinhos

Vindima na UVVA: experiência imersiva no coração da Chapada Diamantina celebra o ciclo do vinho nacional

Vindima na UVVA: experiência imersiva no coração da Chapada Diamantina celebra o ciclo do vinho nacional
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

06/08/2025 11:50am

Fotos: Ana Vilalva para Let's Go Bahia / Marcelo Sampaio @garimpando.life e Vinícola UVVA

Localizada em Mucugê, na Chapada Diamantina, a Vinícola UVVA tem se destacado como uma das referências no enoturismo brasileiro. No final do mês de julho, a Let's Go Bahia participou, a convite, da Vindimma UVVA, uma experiência imersiva que celebra o ápice da colheita das uvas e oferece aos visitantes a oportunidade de vivenciar todas as etapas da produção do vinho — do vinhedo à taça.

Comandada pelo CEO Fabiano Borré e pelo diretor técnico e sommelier chefe Marcelo Petroli, a UVVA impressiona não apenas pela estrutura, mas pelo cuidado com cada detalhe da experiência. A programação da vindima, que se esgotou em 2025, já pode ser consultada para o ano de 2026. 

A jornada começa com o Welcome UVVA, café da manhã assinado pela Fazenda Progresso, com o premiado Café Latitude 13. Em seguida, os enólogos da casa conduzem uma apresentação sobre o terroir local, antes da entrega do kit colheita e do início dos trabalhos no vinhedo — onde os visitantes aprendem sobre maturação das uvas, uso do refratômetro (análise de Brix) e outros processos técnicos.





Nesta oportunidade, fizemos a colheita de uvas cabernet, a uva tinta mais cultivada no mundo. Com auxílio de tesouras, fomos colhendo os cachos, e nos aprofundando no processo do terroir da Chapada Diamantina.

A programação inclui ainda a participação nas primeiras etapas da produção: desengace, seleção manual das uvas, inoculação de leveduras e encaminhamento do mosto para tanques de fermentação ou prensa. Tudo guiado com linguagem acessível, mas tecnicamente rica.

O tour segue com visita às áreas técnicas da vinícola — como a sala de tanques, microvinificação, envase e cave. São barris de inox e de carvalho (estes vindos da França), utilizados para o processo de amadurecimento do vinho, estabilização, clarificação, até o momento do engarrafamento.



A visitação culmina com um almoço harmonizado entre os vinhedos, preparado pelo chefs André Chequer e Moacir Rocha, com degustação de rótulos premiados e edições limitadas, como o Sauvignon Blanc, Microlote Chardonnay, Cordel, Diamã e vinhos exclusivos da casa, além de um café da tarde para encerrar. 

A experiência tem duração de aproximadamente sete horas e grupos limitados a 12 pessoas. A Vindimma UVVA é uma imersão sensorial e educativa que valoriza o potencial da vitivinicultura na Bahia e reforça a vocação da Chapada para o enoturismo de excelência.

Para quem deseja visitar a vinícola, ela dispõe de outros tours disponíveis durante o ano, a exemplo da Experiência UVVA e Entusiasta Sincorá. Mais informações no site https://vinicolauvva.com.br/.