Foto: Divulgação
Com expectativa de gerar R$ 650 milhões em negócios, a Superbahia 2025 — Feira e Convenções Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores — chega à sua 14ª edição consolidada como o maior evento do varejo de alimentos do Norte e Nordeste. O encontro acontece entre os dias 6 e 8 de agosto, no Centro de Convenções de Salvador, com o tema “Varejo Inteligente: Conectando Tecnologia e Consumo”.
Organizada pela Associação Bahiana de Supermercados (Abase), a feira reunirá mais de 200 empresas nacionais e internacionais, superando o número de expositores da edição anterior. A expectativa é receber 25 mil visitantes durante os três dias de evento, que ocupará uma área de 10 mil m², distribuída em dois pavilhões.
Entre os destaques estão soluções tecnológicas voltadas ao setor supermercadista, como inteligência artificial, big data, Internet das Coisas (IoT) e ferramentas para automação e gestão do varejo físico e online. “O principal objetivo da feira e congresso é fortalecer o ambiente de negócios no setor, promovendo conexões entre indústrias, fornecedores, supermercadistas, distribuidores e prestadores de serviço de toda a região”, afirma Amanda Vasconcelos, presidente da Abase.
Qualificação e novos negócios
Além da feira de expositores, a Superbahia oferece mais de 20 palestras com especialistas reconhecidos nacionalmente, além de eventos paralelos como o Fórum com a SA+ (7 de agosto), voltado para redes supermercadistas do Norte e Nordeste, e o Workshop de Qualidade, Prevenção de Perdas e Vendas para o Setor Horti, no dia 8, com foco em empresários e equipes do interior baiano.
Um dos grandes sucessos da feira será novamente a Caravana #PartiuSuperbahia, que há três anos leva empresários e gestores do interior para o centro das discussões e oportunidades do setor. Em 2025, a caravana contará com representantes de 24 municípios, como Feira de Santana, Barreiras, Itabuna, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, entre outros.
Expositores e estrutura
Empresas de peso já confirmaram presença, incluindo marcas como AmBev, BRF, Seara, Danone, Itambé, Nestlé, Coca-Cola, Aurora, Maratá, M. Dias Branco, Verde Campo, Grupo Petrópolis, São Braz, Alvoar Lácteos, Lactalis, Doce Mineiro e Saudali. O setor de tecnologia será representado por empresas como VR Software, G10 Sistemas, Socin, Infoprice, CISS, Proffer, Instabuy, RP Info e Arius Sistemas.
A indústria baiana também marca forte presença com empresas como Unifrio, Gujão Alimentos, Davaca, Capelinha, Brasfrut, Canaã Alimentos, Duovo, Hortilac, São Roque e Terra do Sol. O evento terá ainda um espaço internacional com o Consulado da Argentina e mais de 10 empresas estrangeiras em parceria com a Câmara de Comércio Bahia-Argentina (CECAB).
A feira conta com apoio e patrocínio do Governo do Estado, Governo Federal, Banco do Nordeste, Sicoob e Setur, além de mais de 20 grandes marcas nacionais e multinacionais, reforçando seu papel estratégico no fortalecimento da economia e do setor alimentício da região.
Inscrições
Destinada a supermercadistas, atacadistas, distribuidores, fornecedores, bares, restaurantes e redes de hotelaria, a entrada é gratuita, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível. As inscrições podem ser feitas pelo site abase-ba.org.br/super-bahia ou pelo telefone (71) 3444-2888.