Foto: Divulgação / Projeto LIBRETOS
O Programa de Extensão LIBRETO: Criação e Produção de Dramaturgias na Cena Contemporânea de Dança realizou, nesta sexta-feira (25), no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BA), a primeira mostra pública do projeto LIBRETOS do Corpo: Qual o fazer-dizer da dança contemporânea?. A iniciativa é vinculada ao Mestrado Profissional em Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e visa ampliar o acesso à pesquisa em dança por meio de apresentações, oficinas, seminários e outras ações formativas.
A programação incluiu seminários performativos e experiências de co-criação com o público, em performances que exploraram a improvisação e as múltiplas linguagens da dança contemporânea. Após as apresentações, os artistas dialogaram com o público em uma roda de conversa sobre os sentidos e possibilidades do “fazer-dizer” da dança atual.
Coordenado pela professora doutora Isabelle Cordeiro, o projeto prevê ainda uma série de atividades para os próximos meses, como a convocatória para estudantes e egressos do mestrado criarem vídeos de dança, com exibição programada no Cinema de Arte da UFBA. A iniciativa será acompanhada por uma aula magna com convidado(a) especialista em audiovisual e dança.
O programa também prevê a construção de uma biblioteca de palestras em formato digital e impresso, com entrevistas remotas com artistas, pesquisadores e dramaturgos da área. Para 2025, está prevista uma nova residência artística com apresentação dos resultados, além da publicação de um livro reunindo os principais conteúdos e experiências do projeto.
Entre os artistas em cena nesta primeira mostra estiveram Amanda Correia, Caio Vinícius, Daniela Augusto, Fátima Suarez, Isabelle Cordeiro, Júlia Rehab, Lilian Lima e Pérola Preta, que exploraram diferentes narrativas e discursos pessoais através da dança.
O projeto LIBRETOS do Corpo é uma ação contemplada pelo edital Conexões (PRPPG/PROEXT) e conta com apoio da CAPES.