Últimas notícias

Programa Bandeira Azul divulga praias baianas pré-aprovadas em 2023

Programa Bandeira Azul divulga praias baianas pré-aprovadas em 2023
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

10/06/2023 3:12pm

O Júri Nacional do Programa Bandeira Azul Brasil realizou uma reunião no fim do mês de maio para avaliar a inscrição de 48 candidatos interessados em receber a certificação que atesta práticas sustentáveis em praias, marinas e embarcações de turismo. Nessa etapa, quatro praias e uma marina da Bahia foram pré-aprovadas.

No total, 45 candidatos receberam a pré-aprovação do Júri Nacional, sendo 34 praias e 11 marinas. Esses locais serão recomendados para avaliação do Júri Internacional, que se reunirá em setembro, na cidade de Copenhague, Dinamarca, para a avaliação final.

Com essa seleção, espera-se que o Brasil aumente o número de locais certificados com a Bandeira Azul, que reconhece práticas sustentáveis. Na temporada anterior, foram certificadas 29 praias e 11 marinas com esse selo.

O Júri Nacional do Programa Bandeira Azul Brasil é composto por representantes do Ministério do Turismo (MTur), Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Instituto Ambientes em Rede (IAR), Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), Associação Nacional de Municípios de Meio Ambiente (ANAMMA) e Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA). Anualmente, essas entidades se reúnem para avaliar o cumprimento dos critérios e selecionar as praias, marinas e embarcações de turismo qualificadas para o prêmio, que serão submetidas ao Júri Internacional.

Entre as praias pré aprovadas estão a Praia de Itacimirim e de Guarajuba, em Camaçari; da Viração, em Salvador e Praia de Nossa Senhora de Guadalupe. Além disso, a marina do Yacht Clube da Bahia, também figura na lista. 

O Programa Bandeira Azul tem como principal objetivo conscientizar a sociedade, empresários do setor náutico e gestores públicos sobre a importância de proteger os ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações voltadas para a gestão, qualidade, proteção e educação ambiental.

Foto: Fábio Marconi