Entenda o que é o Conclave: o processo milenar que definirá o novo Papa
Com a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, a Igreja Católica entra em um dos momentos mais solenes e simbólicos de sua tradição: o Conclave. O termo, de origem...
A partir desta sexta-feira (26), a Bienal do Livro Bahia, realizada no Centro de Convenções de Salvador (CCS), receberá a participação da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM). O evento contará com dinâmicas, ações socioculturais e educativas distribuídas em três espaços: o Stand Casa das Histórias, o Espaço Infantil e o Café Literário.
No Stand Casa das Histórias, estão programadas palestras, lançamentos de projetos e livros, além de encontros de linguagens literárias. Já o espaço Prefeitura da Cidade do Salvador apresentará histórias de raiz baseadas no livro Boca de Cena. Por fim, o Café Literário oferecerá conversas com profissionais de desenho e artistas que fazem traduções de textos e poesias, além de diálogos com autores selecionados no Selo João Ubaldo - Ano IV.
Segundo Jane Palma, gerente de Biblioteca, Livros e Leitura da FGM, a participação da Prefeitura na Bienal é crucial para fortalecer o cenário literário da cidade, ampliando o hábito da leitura em diversos gêneros e fomentando a cadeia econômica e produtiva da literatura.
Além das atividades mencionadas, os visitantes terão a oportunidade de conhecer as ações e publicações lançadas pela FGM, como o selo João Ubaldo Ribeiro, o projeto Cauê Erê voltado para crianças, a divulgação da Plataforma Digital Caminhos da Leitura e o Coreto Literário.
Destaque-se na programação uma roda de conversa sobre a abordagem da literatura negra nas criações de roupas e tecidos, agendada para segunda-feira (29). O evento contará com a participação de Renato Carneiro, diretor de criação da Katuka Africanidades, da estilista Goya Lopes e do artista plástico Alberto Pita.
Outro ponto de destaque é a mesa 'As Imagens das Letras', marcada para segunda-feira (29) no Café Literário, mediada por Felipe Rêgo e com a participação de ilustradores renomados como Igor Souza.
A programação completa dos espaços da Prefeitura na Bienal do Livro Bahia pode ser conferida abaixo:
Stand Casa das Histórias de Salvador:
- Sexta-feira (26): Apresentação do projeto Literama Infantil.
- Sábado (27): II Encontro de Bibliotecas Comunitárias.
- Domingo (28): Roda de conversa Letras Pretas.
- Segunda-feira (29): Roda de Conversa: Identidade no corpo – abordagem da literatura negra, nas criações de roupas, tecidos.
- Terça-feira (30): Produções de Editoras Independentes.
- Quarta-feira (1º): Lançamento do Programa Turismo Inclusivo da Diretoria de Turismo.
Espaço Infantil:
- Sexta-feira (26): Projeto Caminhos da Leitura apresenta Boca de Cena.
- Sábado (27): Contação de história com Denise Bela.
- Domingo (28): Apresentação Musical do Grupo Corrupio.
- Segunda-feira (29): Mini Recital Maria Felipa.
- Terça-feira (30): Palhaço Tiziu faz apresentação.
- Quarta-feira (1°): Biblioterapia com dinâmica de história e montagem de mosaico.
Café Literário:
- Segunda-feira (29): Mesa 'As Imagens das Letras'.
- Terça-feira (30): Roda de Conversa com autores selecionados no Selo João Ubaldo - Ano IV.
Com a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, a Igreja Católica entra em um dos momentos mais solenes e simbólicos de sua tradição: o Conclave. O termo, de origem...
O mundo amanheceu mais silencioso nesta segunda (21). Às 7h35 da manhã, o Vaticano confirmou a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, encerrando um pontificado m...
A música brasileira perdeu neste domingo (20) uma de suas grandes guardiãs do samba. Cristina Buarque, cantora e compositora conhecida por seu profundo envolvim...