Últimas notícias

Por que o Brasil comemora o Dia das Crianças em 12 de outubro?

A data foi criada há mais de um século e mistura intenções sociais, políticas e comerciais

Por que o Brasil comemora o Dia das Crianças em 12 de outubro?
Jacson Gonçalves

Jacson Gonçalves

12/10/2025 2:43pm

Foto Freepik 


A ideia de celebrar o Dia das Crianças no Brasil começou em 1923, durante o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, no Rio de Janeiro, quando se discutia educação, alimentação e proteção à infância. 

A proposta de instituir uma data oficial virou projeto de lei e, em novembro de 1924, foi sancionada como “Festa da Criança” pelo presidente Arthur Bernardes. A primeira celebração oficial ocorreu em 12 de outubro de 1925. 

A escolha do dia 12 também tem um simbolismo ligado ao Descobrimento da América: o congresso sugeriu que fosse uma maneira de associar a nova geração ao “novo mundo”. 

Ao longo do tempo, o Dia das Crianças migrou: em 1940, foi transferido para 25 de março, mas com pouca repercussão. Somente em 1960, por iniciativa de uma campanha publicitária de brinquedos em parceria com uma empresa de cosméticos, voltou a ser celebrado em 12 de outubro e esse formato perdura até hoje. 

Outro fator que fortaleceu a data foi a coincidência com o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, o que facilitou adesão comercial e celebrações religiosas. 

O Brasil é o único país no mundo que celebra esse dia no dia 12 de outubro; em outros lugares, a data varia bastante (em muitos países latino-americanos, é em 9 de agosto, por exemplo). Também existe o Dia Mundial da Criança, estabelecido pela ONU em 20 de novembro, para celebrar os direitos da criança globalmente.