FENABA celebra arte e cultura com shows de Sued Nunes, Pedro Pondé e Geraldo Azevedo neste sábado na Arena Fonte Nova
Festival Nacional de Artesanato na Bahia reúne artesãos de todo o país em uma experiência que une economia criativa, aprendizado e grandes apresentações musicais
FOTOS: Léo Braga
Os artesãos e visitantes da 2ª edição do Festival Nacional de Artesanato na Bahia (FENABA) terão um final de semana repleto de arte, cultura e música. O evento, que teve início na última quinta-feira (9), consolida-se nacionalmente como um grande ponto de encontro entre artesãos e artesãs de todas as regiões do Brasil, reunindo o melhor da produção artesanal do país. Neste sábado (11), a programação gratuita segue na Arena Fonte Nova com shows de Sued Nunes, Pedro Pondé e Geraldo Azevedo.
Além da vasta variedade de produtos — que incluem peças em cerâmica, bordados, esculturas em madeira, biojóias, roupas e arte indígena — o festival valoriza o aprendizado e o fortalecimento do trabalho artesanal. Entre os visitantes desta sexta-feira (10) estiveram a primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso, e o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, que prestigiaram os expositores.
As atividades formativas também têm destaque no evento, com cursos de gestão de marca, identidade visual e processo criativo. As artesãs Ana Silva e Edna Oliveira participaram das oficinas e destacaram o papel do festival em impulsionar novos negócios. “Estamos abrindo juntas um ateliê de brincos e argolas, tudo de forma artesanal. Aqui no FENABA encontramos um auxílio para realizar nosso sonho”, contou Edna.
A diversidade também se reflete nas expressões culturais. O artesão indígena Jacarandá Tupinambá, de Olivença, destacou o significado de sua participação: “Quando a pessoa adquire um produto da gente, ela está levando a marca do povo indígena e a nossa força ancestral”.
A programação musical reforça o caráter plural do festival. Após o sucesso dos shows de Laiô, Sertanília e Filhos de Jorge na sexta-feira, o sábado promete uma noite vibrante com Sued Nunes, Pedro Pondé e Geraldo Azevedo. O FENABA é uma realização do Governo da Bahia, por meio da Setre e da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), com o Instituto Convida, Instituto Curupira e Instituto Brasileiro do Desenvolvimento do Esporte e Cultura (IBDE). O evento tem patrocínio do Sebrae e apoio do Sesc, Programa Bahia Sem Fome, Educadora FM, TVE e Programa do Artesanato Baiano.