Aloha Náutica impulsiona setor náutico na Bahia e apoia documentário premiado
O mercado náutico brasileiro registra um crescimento expressivo, com alta de 25% entre 2020 e 2023, segundo dados da Associação Brasileira dos Construtores de B...
Nesta quinta-feira (10), a Petrobahia participa do Encontro de Revendedores de Combustíveis da Bahia, em Vitória da Conquista. O superintende de Gás e Energia da empresa, Clécio Santana, compõe a programação de palestras com o tema “GNV e GNL e a interiorização do gás na Bahia - Impactos positivos e econômicos”. O evento envolve os agentes do mercado de combustíveis para debater o mercado e os negócios.
Ao final da programação, haverá um happy hour oferecido pela Petrobahia para promover a confraternização entre os participantes do Encontro de Vitória da Conquista. “Este é um momento importante de integração entre revendedores, distribuidoras e representantes de órgãos que são tão fundamentais para o segmento”, conclui o presidente da empresa, Thiago Andrade.
GNV na Bahia - Uma das maiores distribuidoras de combustíveis do Nordeste, a baiana Petrobahia, atualmente fornece as principais alternativas tecnológicas disponíveis para o abastecimento de veículos automotores, da tradicional gasolina, diesel e etanol até o gás natural - comprimido e liquefeito.
Em 2020, a companhia trouxe para o mercado nordestino o Gás Natural Liquefeito (GNL), com foco no interior da Bahia. De acordo com Clécio Santana, superintendente de Gás e Energia, o gás natural em estado líquido é um grande diferencial no segmento de combustíveis, já que 1m³ de GNL equivale a 600m³ de gás natural veicular quando regaseificado. A iniciativa possibilita o transporte de uma maior quantidade de gás e o alcance de distâncias maiores dos polos supridores, melhorando significativamente a logística de abastecimento desse combustível.
“O gás natural comprimido (GNC) nos limita a um raio de 200 km da base de carregamento, por transportar apenas 3 a 6 mil m³ por caminhão. Com a nova tecnologia, a capacidade transportada passa a ser de 25 mil m³ por caminhão, podendo atingir distâncias de até 1000 km, sem perder competitividade com os produtos substitutos em municípios mais distantes”, explica. A produção do Gás Natural Liquefeito acontece no município de Itaparica, na Bahia, onde está instalada uma planta de liquefação.
Diferente dos outros combustíveis, o GNL possui uma estrutura própria de fornecimento e armazenamento para atendimento aos segmentos automotivo e industrial. A tecnologia permite o transporte em ISO contêineres (contêineres de temperatura regulada) de 40 pés, com capacidade para transportar entre 40 a 41m³ do gás liquefeito. No próprio posto de combustível ou indústria, mini plantas instaladas realizam o processo de regaseificação do GNL, fazendo com que o produto se expanda para o volume de 25.000 m3 de gás natural (GN).
O mercado náutico brasileiro registra um crescimento expressivo, com alta de 25% entre 2020 e 2023, segundo dados da Associação Brasileira dos Construtores de B...
Foto: Victor Queiroz Até 30 de novembro, a Feira Afro Bahia ocupa o Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas, trazendo marcas de moda, acessórios, gastronomi...
Na próxima sexta-feira (29), o Fiesta Convention Center, no bairro do Itaigara, em Salvador, será o palco da “Caravana do Conhecimento – Juventude Empreendedora...