Fotos: Thuane Maria / GOVBA
As obras da Ponte Salvador–Ilha de Itaparica terão início em junho de 2026, segundo confirmou nesta quarta-feira (17) o secretário da Casa Civil, Afonso Florence, durante apresentação do projeto na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Além da ponte, o empreendimento prevê um conjunto de intervenções em mobilidade urbana e rodoviária que deverão impactar diretamente a economia e a infraestrutura do estado.
Em Salvador, estão programados túneis e viadutos para conectar a ponte à Via Expressa, às avenidas Jiquitaia e Engenheiro Oscar Pontes. Do outro lado da Baía de Todos-os-Santos, no município de Vera Cruz, o projeto inclui uma nova rodovia, além da duplicação de trechos da BA-001.
Com 12,4 km de extensão, a estrutura será a maior da América Latina sob lâmina d’água, ligando a região do Terminal Marítimo de São Joaquim, na capital, à Gameleira, em Vera Cruz. O prazo de entrega é junho de 2031. A plataforma provisória, que dará suporte à execução da ponte, será iniciada em maio de 2026 e deverá levar um ano para ser concluída.
Segundo o superintendente de Planejamento da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Mateus Dias, o governo segue dentro do cronograma. “Devemos iniciar as obras da ponte em junho de 2026. Antes disso, haverá a mobilização de canteiros e a execução da plataforma de apoio provisória, que permitirá cumprir o prazo de entrega”, explicou.
O projeto, denominado Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Ilha de Itaparica, será dividido em cinco trechos: acessos em Salvador; ponte; ligação à nova variante na ilha; variante rodoviária em Vera Cruz, desviando Mar Grande; e recuperação e duplicação da BA-001 até a Ponte do Funil.
A estimativa é que as obras gerem sete mil empregos diretos e beneficiem cerca de 10 milhões de baianos em aproximadamente 250 municípios. Os impactos positivos devem alcançar setores como logística, indústria, comércio, serviços, turismo, mercado imobiliário e atração de novos empreendimentos.
Durante a reunião na Alba, a deputada Ivana Bastos ressaltou o caráter estratégico da iniciativa: “É um projeto que já se tornou realidade aqui para os deputados. Vamos dar celeridade e contribuir para que esse marco no desenvolvimento regional avance com responsabilidade”, disse.
Para garantir a condução do processo, foi criada a Secretaria Estadual para Assuntos do Sistema Rodoviário Ponte Salvador–Ilha de Itaparica (Seponte), que ficará responsável até a administração passar para a Parceria Público-Privada (PPP) já firmada em 2020.
Florence destacou a importância de levar o projeto ao Legislativo. “Apresentar à Assembleia é estratégico para garantir estabilidade institucional a uma obra que também é estratégica para a Bahia”, afirmou.
