Últimas notícias

Nova identidade chega a mais baianos com projeto que leva a CIN a 343 municípios

Ação já passou por 75 cidades e beneficia quem vive longe dos postos fixos da Rede SAC, promovendo inclusão e cidadania no interior do Estado

Nova identidade chega a mais baianos com projeto que leva a CIN a 343 municípios
Jacson Gonçalves

Jacson Gonçalves

03/08/2025 2:00pm

Foto divulgação 




A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) está mais próxima dos baianos que vivem longe dos grandes centros. Desde abril, o projeto “CIN em Todo Lugar” já realizou mais de 11 mil atendimentos e chegou a 75 cidades que não possuem postos fixos da Rede SAC, com a meta de alcançar 343 municípios em todo o Estado. A iniciativa garante que moradores de regiões mais distantes também possam emitir o novo documento com CPF como número único, promovendo inclusão social, agilidade e dignidade civil.


Entre as cidades já contempladas estão municípios de diferentes regiões, como Acajutiba, Água Fria, Amélia Rodrigues, Andaraí, Andorinha, Aporá, Aurelino Leal, Barra do Rocha, Biritinga, Bonito, Boquira, Buerarema, Cabeceiras do Paraguaçu, Caravelas, Cardeal da Silva, Catu, Caturama, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Cristópolis, Dias d’Ávila, Dom Macedo Costa, Esplanada, Gavião, Gentio do Ouro, Governador Mangabeira e Ibotirama. Também já receberam o serviço cidades como Igaporã, Itagimirim, Itanagra, Itaparica, Itatim, Licínio de Almeida, Madre de Deus, Maetinga, Mairi, Maragogipe, Morpará, Mundo Novo, Muritiba, Nordestina, Nova Fátima, Nova Itarana, Nova Soure, Nova Viçosa, Ouriçangas, Paramirim, Pindaí, Piritiba, Pojuca, Presidente Dutra, Queimadas, Retirolândia, Riachão das Neves, Rio do Pires, Salinas das Margaridas, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, São Francisco do Conde, São Gabriel, São José da Vitória, Sátiro Dias, Saubara, Seabra, Serrolândia, Tanhaçu, Tanquinho, Taperoá, Teofilândia, Terra Nova, Ubaíra, Una, Urandi e Valente.


A ação é resultado da união entre a Secretaria da Administração (Saeb), Secretaria da Segurança Pública (SSP), Departamento de Polícia Técnica (DPT), Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) e Detran-BA. Por meio de convênios com prefeituras, o governo entrega kits multibiométricos e capacita equipes locais, permitindo a emissão da CIN nos postos municipais. O documento pode incluir nome social, tipo sanguíneo, dados de saúde e outros registros importantes, além de ter versão digital no GOV.BR.


O avanço do projeto é acompanhado de perto por equipes técnicas que avaliam a estrutura de cada cidade. Para o secretário Edelvino Góes, essa descentralização é fundamental: “Levar a CIN ao interior é garantir cidadania e respeito aos direitos básicos de todos os baianos.” Já o diretor do IIPM, Bruno Fróes, destaca a modernização do processo: “A solicitação será feita diretamente no sistema, garantindo mais rapidez.” O diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, também reforça o compromisso em integrar serviços e ampliar o acesso à identificação civil em todo o Estado.