Menelaw Sete leva a arte baiana a jantar oficial com Emmanuel Macron
Foto: Divulgação / arquivo pessoal O artista plástico baiano Menelaw Sete, conhecido por unir o cubismo à estética afro-brasileira, foi um dos convidados ...
Fotos: Daniel Sena / GOVBA
Em missão oficial à China, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou nesta segunda-feira (12) do Seminário Empresarial China-Brasil, realizado em Pequim e promovido pela ApexBrasil. Diante de um público de cerca de 400 empresários e autoridades governamentais, o chefe do Executivo baiano destacou o protagonismo do estado na transição energética e apresentou oportunidades estratégicas para investimentos em tecnologia, inovação e sustentabilidade.
Com 98% da energia gerada a partir de fontes renováveis, a Bahia vem se consolidando como um polo de referência nacional em energia limpa, o que tem impulsionado a atração de empresas globais, como a BYD e a Goldwind, já instaladas em Camaçari. O evento marca um novo capítulo nas relações bilaterais, com foco no fortalecimento de parcerias entre empresas chinesas e o estado baiano.
“Fiz uma exposição da nossa experiência nos últimos 20 anos, sobre como criamos um ambiente seguro para investimentos, com incentivos fiscais, mão de obra qualificada e uma localização estratégica”, afirmou Jerônimo Rodrigues. O governador também reforçou o compromisso da Bahia com marcos regulatórios estáveis e infraestrutura favorável ao crescimento tecnológico.
A comitiva baiana foi procurada por diversas empresas interessadas em aprofundar o diálogo sobre investimentos nos setores de química e petroquímica, inteligência artificial, inovação e desenvolvimento sustentável. A expectativa é que o seminário estimule novas frentes de cooperação entre a Bahia e o mercado chinês.
Antes da abertura do evento, Jerônimo participou de reuniões com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representantes de empresas interessadas em expandir operações no Brasil. Um dos destaques foi o anúncio da parceria entre a Windey Energy e o SENAI-CIMATEC para criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento em energia eólica na Bahia. O projeto também prevê soluções integradas de armazenamento de energia e geração híbrida, combinando eólica e solar.
“Estou aqui representando a Bahia e o Brasil, buscando recursos que gerem emprego e renda no nosso estado, levando a marca do nosso potencial para o mundo”, completou o governador.
O encerramento do seminário contou com a presença do presidente Lula, que reiterou o interesse do Brasil em fortalecer os laços com o país asiático. “A construção dessa aliança econômica entre China e Brasil não tem retorno. Queremos comprar mais e vender mais para a China”, afirmou o presidente.
Foto: Divulgação / arquivo pessoal O artista plástico baiano Menelaw Sete, conhecido por unir o cubismo à estética afro-brasileira, foi um dos convidados ...
Fotos: Valter Pontes / Secom PMS O prefeito de Salvador, Bruno Reis, recepcionou nesta quarta-feira (5) o presidente da França, Emmanuel Macron, em sua visita ...
Foto: Freepik O Brasil continua sendo o país das Marias, Josés, Silvas e Santos. O IBGE lançou nesta segunda-feira (4) a nova edição do estudo Nomes no Brasil,...