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Museu do Mar se torna polo de debates sobre economia do mar e inicia ciclo de palestras com a Associação Náutica da Bahia

Museu do Mar se torna polo de debates sobre economia do mar e inicia ciclo de palestras com a Associação Náutica da Bahia
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

29/05/2024 3:33pm

O Museu do Mar consolidou-se como um centro de discussões sobre a economia do mar, iniciando um ciclo de palestras promovido pela Associação Náutica da Bahia (ANB). Na última terça-feira (28), foi realizada uma palestra destacando a importância da Ponte Salvador-Itaparica. Esse ciclo teve início em 21 de maio, com a participação do Capitão dos Portos da Bahia, CMG Wellington Lemos Gagno, e do 1º Tenente Rodrigo Santos, do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário, que abordaram a nova regra de navegação válida a partir de 1º de junho.

Larissa Nabuco, gestora da Fundação Aleixo Belov, destacou que a proposta é transformar o Museu do Mar em um "centro de discussão permanente sobre a economia do mar em todos os seus segmentos", inspirada pela história do fundador e velejador Aleixo Belov. O objetivo é promover eventos como palestras, debates e oficinas, com foco na sustentabilidade.

Santiago Campo, presidente da ANB, ressaltou a importância do ciclo de palestras para disseminar informações relevantes, especialmente sobre a Ponte Salvador-Itaparica, um projeto que promete impulsionar a economia baiana e beneficiar a comunidade local. "Esse evento é esclarecedor e desejamos que a ponte se concretize o mais rápido possível", afirmou.

O engenheiro Cláudio Villas Boas, CEO da Ponte Salvador-Itaparica, destacou que eventos como este são cruciais para aproximar o projeto da sociedade, respondendo a diversas perguntas e esclarecendo dúvidas. "O projeto da ponte é fundamental para o desenvolvimento econômico-social da Bahia, garantindo maior conectividade e mobilidade para os baianos", disse Villas Boas.

Ponte Salvador-Itaparica - A Ponte Salvador-Itaparica será a maior da América Latina, com 12,4 km de extensão sobre o mar. O projeto, uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Estado da Bahia e investidores chineses, prevê a construção em quatro anos e a operação da ponte pelos investidores por 30 anos. Estudos e projetos já estão em fase final, e a dragagem do mar está sendo testada.

A ponte foi desenhada para não afetar a atividade portuária de Salvador, contando com um recuo para manobras de navios e um vão central de 85 metros de altura para permitir a passagem de grandes embarcações. A obra reduzirá em até 100 km a distância rodoviária entre Salvador e a Ilha de Itaparica, com um trajeto de menos de 15 minutos, favorecendo o turismo e beneficiando mais de 10 milhões de baianos e 250 municípios.

Além disso, o projeto apoia 50 programas educacionais e socioambientais, seguindo uma agenda ESG, e fortalecerá as atividades náuticas no recôncavo baiano com um investimento de US$ 70 milhões em marinas, piers, atracadouros, bases e rampas de acesso ao mar.