Últimas notícias

Jô Soares morre aos 84 anos; relembre trajetória

Jô Soares morre aos 84 anos; relembre trajetória
Da Redação

Da Redação

05/08/2022 11:00am

Morreu na madrugada desta sexta-feira (5) aos 84 anos o humorista, diretor e escritor Jô Soares. A informação foi confirmada por sua ex-mulher Flavia Pedras nas redes sociais, onde escreveu: “Viva você, meu Bitiko, Bolota, Miudeza, Bichinho, Porcaria, Gorducho. Você é orgulho pra todo mundo que compartilhou de alguma forma a vida com você. Agradeço aos senhores Tempo e Espaço, por terem me dado a sorte de deixar nossas vidas se cruzarem. Obrigada pelas risadas de dar asma, por nossas casas do meu jeito, pelas viagens aos lugares mais chiques e mais mequetrefes, pela quantidade de filmes, que você achava uma sorte eu não lembrar pra ver de novo, e pela quantidade indecente de sorvete que a gente tomou assistindo”.

Jô Soares deu entrada no Hospital Sírio-Libanês no último dia 28 de julho, para tratar uma pneumonia. O enterro e velório serão reservados à família e amigos, em data e local ainda não informados.

Jô (como era carinhosamente chamado por todos), ficou muito conhecido por ser o apresentador do talk-show mais famoso do país. Na Globo, o humorista estrelava “Programa do Jô”, exibido de 2000 a 2016.

Ele também participou de atrações famosas na TV, como “A família Trapo” (1966), “Planeta dos homens” (1977) e “Viva o Gordo” (1981). Jô Soares era considerado pioneiro do stand-up no Brasil e, além disso, escreveu livros e atuou em 22 filmes.

Biografia

Filho do empresário Orlando Heitor Soares e da dona de casa Mercedes Leal Soares, José Eugênio Soares (Jô Soares), nasceu no Rio de Janeiro em 16 de janeiro de 1938. Durante a infância, estudou em colégio interno e, aos 12 anos de idade, foi estudar na Suíça, onde ficou até os 17. 

Foi na Suíça que nosso famoso humorista passou a se interessar por teatro e shows. Mas seu plano original não era seguir carreira nos palcos, pois pensava que seguiria carreira diplomática.

Jô voltou ao Brasil com a família quando os negócios do pai fracassaram, e foi nesta época que ele se viu disposto a encarar a vocação recém-descoberta nas artes, começando a frequentar a turma do teatro, a mostrar seus números, e segundo relatava em diversas entrevistas, a coisa engrenou quase que naturalmente.

A estreia na TV aconteceu em 1958 e, naquele ano, Jô participou do programa “Noite de Gala” e passou a escrever para o “TV Mistério”, que tinha no elenco Tônia Carreiro e Paulo Autran. 

Os programas eram exibidos pela TV Rio. Na emissora, Jô esteve ainda no “Noites Cariocas”. Em seguida, escreveu e atuou em humorísticos da TV Continental.

Já na TV Tupi, fez participações no “Grande Teatro Tupi”, do qual faziam parte nomes como Fernanda Montenegro, Ítalo Rossi, Sérgio Brito e Aldo de Maia. “Eu consegui trabalhar ao mesmo tempo nas três emissoras que existiam no Rio”, declarou ao Memória Globo.

Em 1960, Jô mudou-se para São Paulo para trabalhar na TV Record.

A partir daí, atuou e escreveu para diversas atrações, como “La reuve chic”, “Jô show”, “Praça da alegria”, “Quadra de azes, “Show do dia 7” e “Você é o detetive”.

O grande destaque da época foi “A família trapo”, exibido entre 1967 e 1971 todos os domingos. No princípio, Jô apenas escrevia o roteiro – seu parceiro era Carlos Alberto Nóbrega. Depois, ganhou um papel: o mordomo Gordon. O elenco tinha ainda nomes como Otelo Zeloni, Renata Fronzi, Ricardo Corte Real, Cidinha Campos e Ronald Golias.

Jô costumava celebrar o pioneirismo da atração. “Acho que foi a primeira sitcom que se fez”, afirmou ao Memória Globo. Ao Fantástico, comentou que “foi o primeiro grande sucesso nacional da TV. “Saí um ano antes [do fim do programa], em 1970. Assinei contrato com a Globo, onde estavam o Boni, que já me conhecia e de quem já era amigo, e o Walter Clark".

Trajetória na TV

Após o fim do contrato, em 1987, seguiu para o SBT para dar início à trajetória em talk-show no ano seguinte. Apresentou o 'Jô Soares onze e meia' durante 11 anos na emissora, acumulando mais de 6 mil entrevistas. Jô Soares acreditava que esta era a sua verdadeira vocação.

Seu retorno à TV Globo ocorreu em 2000, quando estreou o 'Programa do Jô', em formato bastante semelhante ao programa apresentado no SBT.

O programa ficou 16 anos no ar, sempre nas madrugadas de segunda à sexta com milhares de entrevistas dos mais diversos gêneros, sempre com humor e inteligência, marcas registradas de Jô Soares. 

Permaneceu na TV Globo até 2016 e de lá para cá, não atuou mais na televisão.