Foto: Divulgação / Arquidiocese Salvador
A Arquidiocese de São Salvador da Bahia viverá um momento inédito neste sábado, 13 de setembro, com a ordenação episcopal de monsenhor Gabriel dos Santos Filho, o primeiro bispo negro natural da capital baiana. A celebração será presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, às 10h, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, no Centro Histórico.
O rito de ordenação contará ainda com a participação de Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo emérito de Araçuaí (MG), e de Dom José Aristeu Vieira, bispo da Diocese de Luz (MG), como co-ordenantes. A expectativa é de que cerca de 1.300 fiéis participem da missa, entre bispos, padres, religiosos, autoridades e membros da comunidade católica vindos de diferentes regiões. Para acolher o público, a organização ampliou a estrutura: além da nave principal, que comporta 600 pessoas, a sacristia será preparada para 300 lugares e a área externa da Basílica receberá 400 cadeiras.
Natural de Salvador, monsenhor Gabriel foi formado e exerceu diversas missões pastorais nesta Igreja Particular. Recentemente nomeado bispo pelo Papa Leão XIV, escolheu como lema episcopal a passagem do Evangelho de João “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (Jo 7,37), traduzindo sua dedicação ao serviço de Deus e à Igreja.
A ordenação de monsenhor Gabriel é considerada um marco para a Igreja no Brasil, refletindo a diversidade de vocações e a vitalidade da fé na capital baiana.