Bahia sedia encontro para definir a Estratégia Brasil 2025-2050
Foto: Thuane Maria / GOVBA O Brasil do futuro começou a ser desenhado nesta sexta-feira (11), em Salvador, com a realização do seminário “Diálogos para a ...
Foto: Arquivo Embasa
Com a chegada do verão neste sábado (21), período em que o consumo de água tende a aumentar entre 20% e 30%, o controle do gasto se torna ainda mais necessário. O hidrômetro, equipamento responsável por medir o volume de água consumido nos imóveis, desponta como um importante aliado tanto para evitar desperdícios quanto para manter as contas sob controle.
Exemplo desse uso consciente é o trabalho de Sérgio Pereira, administrador de um condomínio com 80 unidades no bairro do Candeal, em Salvador. Há uma década, ele implementou a leitura diária do hidrômetro, prática que permite identificar rapidamente anormalidades e acionar a equipe de manutenção para investigar chuveiros, torneiras e descargas com possíveis vazamentos. O resultado foi uma redução perceptível no consumo e maior engajamento dos condôminos. “Hoje contamos com uma ótima adesão, pois ficou evidente o impacto positivo no controle dos gastos com a conta de água”, afirma.
A conscientização quanto ao uso racional da água também é destacada pelo gerente de Relacionamento com Usuários da Embasa, João Ricardo de Souza. Ele explica que acompanhar regularmente a leitura do hidrômetro não apenas ajuda no controle financeiro, mas também contribui para um consumo mais sustentável, reduzindo o impacto ambiental. Segundo ele, o consumo mensal pode ser monitorado por meio da diferença entre a leitura atual e a do mês anterior. “Os números pretos do hidrômetro indicam o consumo em metros cúbicos (m³), sendo que 1 m³ equivale a 1.000 litros. Por exemplo, se o hidrômetro passou de 3513 para 3534 em 30 dias, o consumo foi de 21 m³”, detalha.
Além do controle, o hidrômetro pode ser útil na identificação de vazamentos ocultos. Para isso, é necessário fechar todos os pontos de água do imóvel, observar os mostradores menores do equipamento e verificar se há movimento após uma hora. Caso positivo, o problema deve ser investigado por um profissional especializado.
Para situações em que o aumento da conta não esteja associado a vazamentos ou consumo elevado, como visitas ou reformas, a Embasa oferece canais de atendimento para análise gratuita do consumo. O contato pode ser feito pelo telefone 0800 0555 195, pelo Atendimento Virtual no site oficial ou via WhatsApp pelo número (71) 99717-0999.
Com práticas simples como a leitura periódica do hidrômetro e ações corretivas imediatas, é possível enfrentar os meses de calor com economia e maior consciência ambiental, garantindo a preservação desse recurso essencial para as futuras gerações.
Foto: Thuane Maria / GOVBA O Brasil do futuro começou a ser desenhado nesta sexta-feira (11), em Salvador, com a realização do seminário “Diálogos para a ...
Foto: Divulgação Trabalhar em espaços compartilhados vai muito além da divisão de uma mesa ou da conexão com o Wi-Fi. O coworking representa um novo modo...
A agência baiana Fonte Criativa foi destaque na 9ª edição do Prêmio ABRADI, uma das mais importantes premiações do setor de inovação digital no Brasil. A empres...