Últimas notícias

Bahia Export terá início com debates sobre exportação, aviação e infraestrutura portuária

Bahia Export terá início com debates sobre exportação, aviação e infraestrutura portuária
Marcello Fontes

Marcello Fontes

05/08/2025 8:45pm

Foto: Acervo Wilson Sons

Com uma economia que respira a diversidade produtiva, da agroindústria aos grandes projetos logísticos, a Bahia busca consolidar sua identidade no mercado global. A segunda edição do Bahia Export começa dia 14, na FIEB, com um desafio: discutir como transformar as riquezas regionais, como frutas, cosméticos, biocombustíveis e produtos do mar, em protagonistas das exportações brasileiras.

O primeiro dia do evento também abrirá espaço para dois setores estratégicos que movem a infraestrutura baiana: o transporte aéreo e a logística portuária. Representantes de companhias aéreas, gestores públicos e operadores logísticos estarão reunidos para debater os entraves e soluções que podem destravar o potencial logístico da Bahia, de modo a conectar o estado ao restante do país e ao mundo.

Às 14h, tem início o primeiro painel temático, com o tema “A cultura exportadora da Bahia e ações para promover a produção local no mercado internacional”. Participam do debate Fabiano Borré (Fazenda Progresso), Mônica Burgos (Avatim), Moisés Schmidt (Associação de Produtores e Irrigantes da Bahia) e Pablo Barrozo (Seagri-BA). O painel abordará estratégias para valorizar produtos tipicamente baianos no mercado externo, com destaque para o potencial do estado em segmentos como agroindústria, bebidas, cosméticos e alimentos.

Na sequência, às 15h, o segundo painel discute os desafios para a expansão do transporte aéreo no estado da Bahia, com a participação de Tiago Tosto (Abaeté Aviação), Júlio Ribas (Vinci Airports), Wanderley Galhiego Jr. (Socicam), Adriano Miranda (Seinfra-BA), Antônio Mathias (Infra S/A) e Adriano Miranda (Anac). Eles dão o tom da conversa que terá como foco a interiorização das rotas, a ampliação da malha aérea regional e os investimentos em infraestrutura aeroportuária.

Às 17h10, o painel “Panorama e perspectivas da infraestrutura portuária da Bahia” abordará as necessidades de modernização dos portos de Salvador, Aratu e Ilhéus. Estarão presentes Roberto Oliva (Intermarítima), Helano Pereira (Ultracargo), Antônio Gobbo (Codeba), Maria Eduarda Lomanto (Prefeitura de Salvador) e Alex Ávila (Secretaria Nacional de Portos). O debate será norteado pelos gargalos estruturais, concessões, parcerias público-privadas, integração modal e sustentabilidade ambiental.

As palestras individuais ao longo do dia serão capitaneadas por nomes como Carlos Henrique Passos (FIEB), Cláudio Vilas Boas (Consórcio Ponte Salvador-Itaparica), Paulo Câmara (Banco do Nordeste) e Flávio Roman (Advocacia Geral da União).

O Bahia Export 2025 consolida-se como um fórum estratégico de integração entre poder público e iniciativa privada, ao fomentar investimentos e debater soluções logísticas alinhadas ao desenvolvimento sustentável. Renovaram a parceria pelo segundo ano consecutivo: Abaeté Aviação, Acelen, Bahiagás, Banco do Nordeste, Braskem, Intermarítima, Socicam, Wilson Sons, Veracel e o Governo do Estado da Bahia, reafirmando o compromisso com a expansão da infraestrutura e da indústria baiana.

Esta edição também marca a chegada de novos patrocinadores: ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários), Atlantic Nickel, CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral), CODEBA (Companhia das Docas da Bahia), Consórcio Ponte Salvador-Itaparica, Galvani e Vopak. A FIEB e a  Vinícola UVVA completam a lista de parceiros como apoiadores institucionais.