Em tempos tão difíceis da pandemia, a regra é se cuidar e ficar em casa. E pra quem quer aproveitar a oportunidade para aprender uma técnica e desenvolver novas habilidades, o Grupo Cultural Samba de Roda de Maragogó, por meio do Projeto A Essência viva dos antigos carnavais, promoveu uma série de oficinas gratuitas e virtuais que remontam a produção de máscaras presentes ao longo da história do Carnaval de Maragojipe, com mais de 180 anos. Com influências venezianas, ibéricas e fortes raízes nas tradições afro-indígenas, a festa popular é um verdadeiro caldeirão cultural que mantém, todos os anos, a confecção de fantasias, os mascarados de maragojipe.
Quatro oficinas, todas com carga horária de duas horas, já estão disponíveis ao público: Oficina virtual de Máscaras Venezianas, ministrada pela oficineira Rita de Cássia Bispo; Oficina Virtual de Máscaras Ibéricas, ministrada pelo Oficineiro Bartolomeu Conceição; Oficina Virtual de Máscaras Tradicionais, por Rita de Cássia Bispo, e Oficina Virtual de Máscaras Ibéricas, por Bartolomeu Conceição dos Anjos. As atividades poderão ser acompanhadas gratuitamente pelo Youtube (Carnaval de Maragojipe 2021). Para mais informações, basta acessar as redes sociais @carnavalmaragojipe e o site em www.carnavalmaragogipe.com.br
Sustentabilidade
O projeto é também um importante suporte à sustentabilidade dos grupos locais da cidade de Maragojipe. As máscaras criadas nas oficinas serão comercializadas, gerando recursos para a manutenção das atividades dessas organizações culturais.
A programação é realizada pelo Grupo Cultural Samba de Roda de Maragogó, viabilizada por meio do Projeto A Essência viva dos antigos carnavais e conta com apoio financeiro do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural –IPAC (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Confira a programação completa: