Últimas notícias

Festa Literária abre inscrições para concurso de poesia entre estudantes da rede pública

Escolas de Salvador e Região Metropolitana têm até 12 de agosto para participar do Concurso Versos de Identidade, que premiará jovens com troféus, livros e valores em dinheiro

Festa Literária abre inscrições para concurso de poesia entre estudantes da rede pública
Jacson Gonçalves

Jacson Gonçalves

02/08/2025 7:50pm

Concurso Versos de Identidade 2024 | Créditos: Audácia Foto e Filmagem


Já estão abertas as inscrições para o Concurso de Escrita Criativa – Versos de Identidade, parte da programação da 5ª edição da Festa Literária Arte e Identidade, que acontecerá de 2 a 4 de setembro no Pelourinho. Direcionado a escolas públicas de Salvador e da Região Metropolitana, o concurso tem como foco a produção de poemas autorais de estudantes do 8º ano ao Ensino Médio, seguindo o tema “Arte e Literatura Negra e Indígena: Resistir é Festejar”. As inscrições devem ser feitas por educadores ou gestores escolares até o dia 12 de agosto, por meio do link disponível no perfil @arteeidentidadeoficial.


A iniciativa, que teve estreia de sucesso em 2023 com cerca de 600 estudantes de 15 instituições envolvidas, reforça o compromisso da Festa com a valorização da arte como expressão da identidade. Segundo a curadora Karla Daniella Brito, o objetivo é dar visibilidade às vozes jovens e suas narrativas de vida, cultura e ancestralidade. “Criar condições para que nossos jovens produzam arte é um dos nossos propósitos. Através da palavra poética, eles podem ser protagonistas de suas próprias histórias”, destaca.


A seleção acontecerá em etapas, com cada escola escolhendo internamente um poema para representar sua instituição. Os dez finalistas serão anunciados em setembro, e a apresentação pública dos indicados e a premiação oficial ocorrerão no dia 3 de outubro, dentro da programação do evento. Os três primeiros colocados receberão troféus, prêmios em dinheiro e livros de literatura negra infantojuvenil.


Realizada pela Associação Cultural Quero Ver o Momo, a Festa conta com apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Salvador e Ministério da Cultura, por meio de editais públicos como o Gregórios – Ano IV e a Política Nacional Aldir Blanc. A proposta é reunir cultura, literatura e diversidade em uma grande celebração da identidade afro-brasileira e indígena.