Últimas notícias

Escola de Salvador recebe reacreditação internacional

Escola de Salvador recebe reacreditação internacional
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

21/02/2024 12:05pm

Em um marco significativo para a educação local, a Pan American School of Bahia recebeu a reacreditação da New England Association of Colleges and Schools (NEASC), uma das principais e mais respeitadas agências de acreditação nos Estados Unidos. A importante reacreditação, reconhecida internacionalmente, comprova que a PASB atende aos mais altos padrões e desenvolve o seu compromisso com a excelência educacional. 

A certificação é um reconhecimento global que, além de garantir que o seu diploma americano seja reconhecido em todo o mundo, comprova o alto padrão da instituição e a sua contribuição com o cenário educacional global. A reacreditação é concedida após uma análise detalhada de diversos aspectos, que variam de acordo com critérios adaptados aos respectivos contextos e regiões. A NEASC basea-se nos padrões educacionais da região da Nova Inglaterra (EUA), onde se localizam algumas das melhores escolas dos Estados Unidos.  O processo envolve um detalhado autoestudo da instituição, composto por: visita de uma equipe especializada de profissionais educadores à instituição para avaliar os programas, instalações e operações, bem como a missão e filosofia educacional, corpo docente, governança e liderança, em relação aos padrões de acreditação, o que garante à PASB estar alinhada aos padrões exigidos internacionalemente e  comprometida em fornecer uma educação de classe mundial. 

A PASB, que é uma associação de pais sem fins lucrativos, recebe, há mais de 30 anos, acreditações de organizações internacionais como a NEASC. Para além disso, é a única escola internacional do estado que oferece aos alunos a oportunidade de adquirir três diplomas de valor real na conclusão do ensino médio - o brasileiro, o norte americano e o “International Baccalaureate Diploma Programme” (IB), um programa altamente exigente e criterioso, que prepara jovens que desejam estudar em universidades estrangeiras.

Emergindo como um farol de excelência e servindo de modelo para que outras também possam elevar os padrões de educação em suas comunidades,  o superintendente da PASB, Mr. Michael Martell,  destaca como esse feito impacta no programa acadêmico e no aprendizado dos alunos. “Esta conquista é um reflexo do compromisso da nossa comunidade em oferecer uma educação de excelência. A reacreditação abre portas para parcerias, colaborações e oportunidades em escala global, alinha o nosso planejamento estratégico com as práticas recomendadas em educação, aprimorando a experiência de aprendizado. A PASB está posicionada de forma ainda mais forte para continuar a moldar o futuro dos nossos alunos e prepará-los para serem protagonistas das suas próprias histórias promovendo o sucesso acadêmico e o crescimento pessoal”, declara.

Fundada há mais de 60 anos, a PASB é a única escola internacional da Bahia e como uma entidade de aprendizagem sem fronteiras, a Pan American School of Bahia visa construir memórias duradouras e significativas nos seus alunos, para que atinjam o máximo do seu potencial e dessa forma possam desenvolver a responsabilidade com o mundo, contribuindo de forma benéfica. 

Sobre a NEASC:

Reconhecida mundialmente como um dos principais órgãos de acreditação, a New England Association of Schools and Colleges (NEASC) é uma organização independente, voluntária e sem fins lucrativos que faz parceria com mais de 1.500 escolas públicas, independentes e internacionais nos EUA e em todo o mundo para avaliar, apoiar e promover uma educação de alta qualidade para todos os alunos por meio de credenciamento, assistência profissional e busca de práticas recomendadas. A NEASC tem como objetivo fornecer um processo de aprimoramento significativo e contínuo de toda a escola, honrando a cultura e o contexto exclusivos de cada instituição que apoiamos. Fundada em 1885, a NEASC tem uma longa tradição de aprimoramento escolar nos seis estados da região da Nova Inglaterra, nos EUA, e em mais de 85 países em todo o mundo.