Últimas notícias

É AMANHÃ: Festa de Santa Dulce dos Pobres 2025 tem início em Salvador com trezena solene, shows e serviços à população

É AMANHÃ: Festa de Santa Dulce dos Pobres 2025 tem início em Salvador com trezena solene, shows e serviços à população
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

31/07/2025 5:10pm

Foto: Acervo OSID

A cidade de Salvador dá início, nesta sexta-feira (1º de agosto), à tradicional Festa de Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa brasileira. Com o tema “Com Santa Dulce dos Pobres, somos peregrinos de esperança”, a celebração religiosa e cultural promete mobilizar milhares de fiéis e admiradores da obra da santa baiana entre os dias 1º e 13 de agosto, no Santuário Santa Dulce dos Pobres e Praça Irmã Dulce, no bairro do Largo de Roma.

A programação será aberta às 8h30 com a Missa Solene, seguida do hasteamento da bandeira da festa. Às 15h, será inaugurada a quermesse, espaço festivo com barracas de comidas típicas e atrações culturais. Às 18h, tem início a Trezena Solene, que se estenderá até o dia 13, com bênçãos temáticas diárias. A agenda inclui ainda shows musicais, procissões, carreatas e ações sociais, todas com entrada gratuita.

Destaques da festa

  • Dia 13 de agosto, data litúrgica de Santa Dulce, terá uma programação especial, com Alvorada Festiva (5h30), missas durante todo o dia, show com o Padre Antônio Maria (16h) e a tradicional Missa Campal (17h), presidida pelo cardeal Dom Sérgio da Rocha, seguida da Procissão Luminosa.
  • Atrações musicais incluem Anjos de Resgate, Adelmário Coelho, Carla Cristina, Del Feliz, Banda Dominus, entre outros, com apresentações de 9 a 13 de agosto na Praça Irmã Dulce.
  • Serviços gratuitos de saúde e orientação à população serão oferecidos em parceria com diversas instituições (datas e horários a confirmar).
  • Procissões marcam o calendário religioso: Procissão da Memória (3/8), Procissão dos Arcos (8/8), Procissão dos Nós (12/8) e Procissão Luminosa (13/8).
  • Uma carreata com a imagem peregrina de Santa Dulce percorrerá bairros da Cidade Baixa no domingo (10/8), às 10h, em homenagem ao Dia dos Pais.

Fé e solidariedade

A festa também é oportunidade de doar e apoiar as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), instituição que acolhe mais de 3 milhões de pessoas por ano na Bahia. As doações podem ser feitas via PIX (santuá[email protected]), programa Sócio-Protetor, CPF na Nota ou entrega de alimentos não perecíveis na Tenda do Sócio-Protetor, disponível no local do evento.

A programação completa está disponível no site www.irmadulce.org.br e nas redes sociais Instagram e Facebook: @obrasirmadulce e @santuariosantadulce e no YouTube: Santuário Santa Dulce dos Pobres