Últimas notícias

Campanha do McDia Feliz ajudará Martagão Gesteira a realizar novos transplantes de medula óssea

Campanha do McDia Feliz ajudará Martagão Gesteira a realizar novos transplantes de medula óssea
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

04/07/2025 6:00pm

Foto: Divulgação / Hospital Martagão Gesteira

O Hospital Martagão Gesteira deu início a uma campanha de arrecadação de recursos para ampliar a realização de transplantes de medula óssea (TMO) em crianças e adolescentes atendidos pela instituição. A ação faz parte do McDia Feliz 2025, promovido pelo Instituto Ronald McDonald, e segue até o mês de agosto. Todo o valor arrecadado com a venda antecipada de tíquetes do sanduíche Big Mac será destinado, na Bahia, ao programa de TMO do hospital, referência no tratamento oncológico pediátrico.

“Há anos, o Instituto Ronald McDonald tem ajudado o Martagão nessa empreitada de criação e manutenção desse importante programa, que beneficia crianças e adolescentes de todo o estado”, explica Lareyne Almeida, diretora de captação de recursos da instituição. “Em mais um ano, todo recurso obtido com a venda dos tíquetes e do Big Mac no Dia D será revertido para ajudar o hospital que é referência em pediatria”, reforça.

O Dia D da campanha será realizado em 23 de agosto, mas os tíquetes, no valor de R$ 20, já podem ser adquiridos na Loja Social do hospital ou na unidade temporária do Shopping Paralela. A compra também pode ser feita pela central de relacionamento do Martagão (71 3032-3773 / 98146-2315 - WhatsApp) ou pelo site do Instituto Ronald McDonald (https://bit.ly/McDiaFelizMartagao2025). Empresas interessadas em adquirir tíquetes corporativos devem entrar em contato pelo telefone (71) 3023-3808. No dia do evento, os tíquetes poderão ser trocados por um sanduíche Big Mac nas lojas participantes.

De acordo com o diretor médico do Martagão, Ian Simões, o transplante de medula óssea representa um marco na terapia contra o câncer infantil, permitindo acesso a abordagens mais avançadas no tratamento. “Antes do Martagão realizar o transplante de medula, os pacientes e suas famílias precisavam se deslocar para centros no Sul e Sudeste, o que gerava sofrimento adicional a um tratamento já bastante penoso”, afirma. Ele destaca ainda que a média de internação para crianças submetidas ao TMO é de cerca de seis meses, o que torna ainda mais importante a disponibilidade do procedimento na Bahia.

O Martagão Gesteira foi pioneiro, no estado, na realização de transplantes de medula óssea pelo SUS para pacientes pediátricos, faixa etária antes não atendida por outras unidades. Desde a criação do programa, em 2020, mais de 30 procedimentos já foram realizados. “O hospital continuar realizando o transplante de medula é crucial para a manutenção de tratamentos dos diversos cânceres infantis, além de possibilitar um acolhimento integral a essas crianças e suas famílias”, conclui o médico.