TV

Diretora baiana Anne Rodrigues é indicada ao Music Video Festival pelo clipe “Te Benzo, Te Rezo”

Diretora baiana Anne Rodrigues é indicada ao Music Video Festival pelo clipe “Te Benzo, Te Rezo”
Da Redação

Da Redação

27/01/2025 6:45pm

A diretora baiana Anne Rodrigues foi indicada ao Music Video Festival (MVF), principal premiação brasileira dedicada a videoclipes, na categoria “direção estreante”. O trabalho que rendeu a indicação foi o clipe da música “Te Benzo, Te Rezo”, da cantora Amanda Rosa, que também estará presente na cerimônia de premiação, marcada para esta terça-feira (28), no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

Narrativa que conecta ancestralidade e futuro

Gravado em um terreiro na comunidade de Foz de Imbassaí, o clipe aborda a ancestralidade e a continuidade de saberes, conectando passado, presente e futuro. A história é narrada a partir de duas figuras centrais: Dona Maria, de 78 anos, representando a sabedoria ancestral, e Ayan Onã, de apenas 6 anos, simbolizando o futuro.

Segundo Anne, a produção busca refletir sobre como os saberes das pessoas negras são transmitidos para as próximas gerações. “Para mim, ancestralidade é aquilo que a gente consegue preservar no presente”, afirma a diretora. Ela também destacou a importância da oportunidade de dirigir este projeto: “Recebo essa indicação como uma resposta dos orixás por uma caminhada dedicada às lutas sociais contra o racismo. É como se eu estivesse saindo de um silêncio criativo gerado pela falta de oportunidade.”

Direção sensível e minimalista

A estética do clipe foi cuidadosamente trabalhada para unir o imaginário espiritual ao real, com um destaque especial para a natureza como guardiã de saberes. As escolhas de luz, câmera e enquadramentos foram feitas para ressaltar essa conexão, criando uma narrativa visual sensível e minimalista que reforça o diálogo entre tradição e futuro.

Apoio e financiamento

O projeto “Afiada: ATO I – Te Benzo Te Rezo” foi realizado com apoio do edital SalCine, financiado pela Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador, Prefeitura de Salvador e pela Lei Paulo Gustavo.

Anne Rodrigues finalizou destacando a importância dessa indicação: “Já fiz coisas lindas outras vezes, mas só agora pude ser escutada.”