TV

Rede Bahia exibe especial sobre os 40 anos do Axé Music

Rede Bahia exibe especial sobre os 40 anos do Axé Music
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

14/02/2025 7:05pm

Fotos: Rede Bahia / Divulgação

A Rede Bahia irá celebrar as quatro décadas do Axé Music com o especial "Axé: 40 Anos de Magia", que será exibido no dia 21 de fevereiro, após o Big Brother Brasil. O programa, coordenado pelos jornalistas Alexandre Lyrio e Camila Marinho, resgata momentos marcantes do movimento musical que projetou Salvador para o mundo, utilizando recursos inéditos, como Inteligência Artificial.

Misturando documentário e reportagem, o especial recria cenas históricas, como o momento em que Luiz Caldas e Paulinho Camafeu compuseram parte da letra de "Fricote", considerado o marco inicial do axé. Além disso, relembra o impacto dos carnavais fora de época, a ascensão do É o Tchan, e a cena inusitada em que Ivete Sangalo colocou Bono Vox para cantar “Chupa Toda” em plena avenida.

O programa também destaca encontros históricos, como a apresentação do Olodum com Paul Simon para 750 mil pessoas no Central Park, o dia em que o trio elétrico de Dodô e Osmar se encontrou com o potente “Traz os Montes”, do Chiclete com Banana, e a performance de Daniela Mercury no MASP, em 1992, que parou a Avenida Paulista.

A Timbalada também ganha espaço no especial, com a reunião dos músicos originais para recriar cenas do icônico clipe "Beija-Flor". O programa ainda discute o impacto do BaianaSystem, apontado como uma das forças renovadoras do axé.

Uso de Inteligência Artificial

Pela primeira vez, a TV Bahia utiliza Inteligência Artificial em uma produção especial. A tecnologia foi empregada para recriar a voz de Paulinho Camafeu, dar movimento a fotos antigas e animar registros históricos que antes só existiam em imagens estáticas.

“A história do axé merece ser contada com o cuidado e a inovação que marcam o jornalismo da Rede Bahia. Nosso objetivo é proporcionar ao público uma viagem no tempo, revivendo momentos inesquecíveis desse movimento que é a alma do Carnaval de Salvador”, destaca Ana Raquel Copetti, diretora de jornalismo da emissora.