Entretenimento

OSBA faz edição do CineConcerto no dia 12 de Outubro na Concha Acústica do TCA

OSBA faz edição do CineConcerto no dia 12 de Outubro na Concha Acústica do TCA
Da Redação

Da Redação

04/10/2022 2:30pm

Com músicas de trilhas sonoras de grandes filmes, no qual maestro e músicos se apresentam fantasiados, o “CineConcerto da OSBA” é um dos eventos mais esperados pelo público da Orquestra Sinfônica da Bahia.

No dia 12 de outubro (quarta-feira, feriado nacional), os encantos do cinema unem-se novamente à Orquestra Sinfônica da Bahia. Nesta data, às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, será realizada mais uma edição do CineConcerto.

O concerto terá a regência do maestro Carlos Prazeres, além das participações dos solistas Juliana Franco e Raphael Rossatto, que irão cantar em algumas das músicas do programa.

A apresentação aproveitará a data do Dia das Crianças para trazer trilhas sonoras de filmes que marcaram a infância de diversas gerações como “O Rei Leão”, “Aladdin”, “Harry Potter”, “Parque dos Dinossauros” e “A Bela e A Fera”, além de obras mais recentes como “Moana” e “Encanto”.

Os ingressos para o CineConcerto estão à venda na bilheteria do TCA e na plataforma on-line Sympla, pelos valores de R$30 (inteira) e R$15 (meia). A bilheteria do Teatro funciona normalmente de segunda a sábado, das 13h às 21h.

MÚSICOS FANTASIADOS, UMA MARCA DO CINECONCERTO

Um dos diferenciais do CineConcerto da OSBA é o fato dos músicos da Orquestra se apresentarem fantasiados de personagens famosos do cinema. A proposta das fantasias surgiu em 2013, a partir de uma ideia do violinista Arthur Lauton, músico da OSBA.

“Fazer um concerto com trilhas de cinema foi uma ideia do nosso trompetista, Heinz Schwebel. Um dia, estávamos conversando e eu sugeri: ‘por que não vamos todos fantasiados’? Carlos [Prazeres, maestro da OSBA] aprovou logo de início. No começo, nem todos os músicos compraram a ideia, mas hoje, com o sucesso do projeto, todos participam e muitos fazem até grandes produções”, declara o violinista da OSBA.

Arthur Lauton é um dos músicos que fazem novas e produzidas fantasias a cada edição. Ele inclusive serviu de garoto propaganda da arte desta edição do CineConcerto, com a fantasia usada em março deste ano, quando veio como um dinossauro que tocava violino. O momento fez sucesso no concerto e nas redes sociais, com a entrada de Lauton enquanto era interpretada a trilha do filme “Parque dos Dinossauros”.

“Eu já me fantasiei de Aang, de “A Lenda do Avatar”, Jack Sparrow (“Piratas do Caribe”), Jason (de “Sexta Feira 13”), Chapolin Colorado, o Dinossauro, que fez muito sucesso, Meu Malvado Favorito, Monstros S.A e Pinóquio, em que fiz um nariz que crescia”, conta.

INICIAÇÃO PARA A MÚSICA DE CONCERTO

O sucesso do repertório das trilhas de filmes com as fantasias dos músicos transformou o CineConcerto em um sucesso de bilheteria, lotando sempre as apresentações, além de servir como uma iniciação de parte do público na apreciação da música de concerto.

“Aos poucos, o CineConcerto foi ganhando esta dimensão que ele tem hoje. Para os músicos, inicialmente, era mais um concerto. Mas, para o público, era ‘O’ concerto. Foi a partir do CineConcerto que muita gente teve contato com a música de concerto, que está inserida nas trilhas sonoras de filmes. Quando trouxemos isso para o palco, com todo mundo fantasiado, as pessoas começaram a ver que a música de concerto faz parte do nosso dia a dia”, explica Lauton.

Uma das principais apresentações da OSBA, esta edição do CineConcerto tem patrocínio da Bahiagás. Administrada pela Organização Social ATCA, a Orquestra Sinfônica da Bahia é um Corpo artístico do Teatro Castro Alves, mantida com recursos diretos do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura e Fundação Cultural do Estado da Bahia.