Turismo

​Turismo religioso: Santa Cruz Cabrália celebra 525 anos da Primeira Missa no Brasil

​Turismo religioso: Santa Cruz Cabrália celebra 525 anos da Primeira Missa no Brasil
Da Redação

Da Redação

27/04/2025 7:03pm

Foto: Tatiana Azeviche / Setur GOVBA

Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento, foi palco, neste sábado (26), das celebrações pelos 525 anos da Primeira Missa no Brasil. O ponto alto da programação foi a Missa Pontifical na praia de Coroa Vermelha, reunindo mais de 10 mil pessoas, entre autoridades religiosas e civis, lideranças indígenas, moradores locais e turistas. Um dos momentos mais simbólicos foi a presença da cruz original da Primeira Missa, trazida especialmente de Portugal para o Jubileu Eucarístico.

As comemorações incluíram também a Carreata da Fé e a Procissão de Nossa Senhora da Esperança, em Porto Seguro, além de apresentações musicais e um show pirotécnico à noite em Cabrália.

“É um momento histórico que nos permite revisitar o heroísmo dos primeiros missionários. Aqui foi anunciado pela primeira vez o evangelho. Agora, cabe a nós construir um Brasil novo, baseado nos valores humanos”, destacou dom Edson Santana, bispo da Diocese de Eunápolis, durante a celebração.

O evento contou com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA). O titular da pasta, Maurício Bacelar, enfatizou a importância das celebrações: “Receber a cruz da Primeira Missa é um momento de grande emoção. Este evento consolida a Bahia como principal destino do turismo religioso católico no Brasil, especialmente em um momento de luto para a Igreja com a perda do Papa Francisco.”

O prefeito de Cabrália, Girlei Lage, também celebrou a ocasião. “É uma alegria enorme sediar um evento desta grandiosidade, ainda mais com o apoio fundamental da Setur-BA, que reconhece a importância histórica e turística da nossa cidade.”

Para Patrícia Pataxó, superintendente de Política para os Povos Indígenas da Bahia, a celebração simboliza a união de culturas. “Os povos originários tinham seus próprios cultos e rituais, que continuam vivos na região. Esta celebração é também um encontro de religiões.”

História - A primeira missa em território brasileiro foi celebrada em 26 de abril de 1500, pelo frei Henrique de Coimbra, na enseada da Coroa Vermelha. Desde então, Santa Cruz Cabrália tornou-se um dos principais destinos turísticos da Costa do Descobrimento, com atrações que incluem a cultura indígena Pataxó, praias paradisíacas e um importante acervo histórico. Em 2014, a cidade ganhou destaque internacional ao sediar a concentração da Seleção da Alemanha durante a Copa do Mundo.