Cidade e turismo

Tradicional lavagem do Bonfim não acontecerá devido ao aumento do número de casos do COVID

Órgãos da Prefeitura de Salvador e a Polícia Militar vão monitorar o entorno da Colina Sagrada

Tradicional lavagem do Bonfim não acontecerá devido ao aumento do número de casos do COVID
Da Redação

Da Redação

13/01/2022 7:00am

A tradicional Lavagem do Bonfim, que acontece sempre na 2a quinta-feira do ano, não será realizada  nesta quinta-feira (13).

Pelo segundo ano consecutivo, a igreja ficará fechada e será aberta às 18h para a novena. Em seguida, o Pe. Edson Menezes da Silva, Reitor da Basílica Santuário, transmitirá a sua tradicional mensagem através das redes sociais.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a fiscalização será intensa na região, com verificação de cumprimento de protocolos e ações de combate à poluição sonora. Também serão realizadas vistorias de publicidades irregulares. 

Durante todo o dia, o trânsito na região da Cidade Baixa permanecerá com o fluxo normal, sem intervenção nas vias. Agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) vão atuar preventivamente  na área do Bonfim, para garantir o ordenamento do trânsito no entorno da Basílica.

A Arquidiocese de Salvador anunciou o projeto "Caminhada Virtual" para os devotos de Senhor do Bonfim que costumam dizer que quem tem fé vai a pé.

Conforme a Arquidiocese, os participantes podem comprar uma camisa do projeto por R$ 33. Toda a renda arrecadada será destinada ao projeto Bom Samaritano, obra de misericórdia da Basílica Santuário que presta assistência social a mais de 300 pessoas mensalmente.

A participação na Caminhada Virtual pode ser feita através do site, onde é possível adquirir o ingresso. São duas modalidades de inscrição: ingresso solidário – contribuição de R$ 33, com direito à camisa do projeto Bom Samaritano e o ingresso básico – gratuito, sem direito à camisa.

As camisas serão entregues na Basílica do Senhor do Bonfim e no Cine Glauber Rocha, na Praça Castro Alves.

Os devotos podem realizar a caminhada de qualquer lugar. Também será possível enviar os pedidos de oração e amarrar as fitinhas virtuais, através da plataforma da Basílica Santuário.

Veja a programação completa!

13.01.22 – Quinta-feira – Pela segunda vez não acontecerá a Caminhada “Lavagem de Corpo e Alma”. A igreja ficará fechada e será aberta às 18h, para a novena. Homenagem aos mais de 600 mil mortos, vítimas da Covid-19, no monumento ao Cristo Ressuscitado, localizado na Praça do Bonfim, às 10h. Em seguida, o Pe. Edson Menezes da Silva, Reitor da Basílica Santuário, transmitirá a sua tradicional mensagem através das Redes Sociais. Durante o dia, os fiéis, parentes, amigos, colegas, conhecidos dos falecidos poderão depositar flores brancas no referido monumento.

19h – 7ª noite da novena

Subtema: Chamados a construir pontes, a abrir caminhos que favoreçam a Unidade, a Fraternidade, a Paz (Jo 16,33. 17,18-26)

14.01.22 – Sexta-feira

16h – Recitação do terço da misericórdia pela conversão da humanidade

19h – 8ª noite da novena

Subtema: “Chamados a ser uma Igreja em saída” (Mt 28,16-20)

15.01.22 – Sábado

19h – 9ª noite da novena

Subtema: Chamados a caminhar com o Papa Francisco e a acolher seu apelo para que sejamos “uma Igreja casa e escola de comunhão”, “com uma fisionomia acolhedora”, “uma Igreja que encontra novos caminhos” (Mt 16,13-19)

16.01.22 – DOMINGO – DIA DA FESTA

5h – Alvorada e repique dos sinos

Horário das Missas: 5h, 6h, 7h30, 9h, 15h, 17h.

10h30 – Missa Solene presidida pelo senhor Cardeal Dom Sergio da Rocha que, no final da celebração, dará a Bênção Apostólica com Indulgência Plenária.

Durante todo o dia, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim ficará exposta na frente da Basílica e, às 18h, acontecerá um momento de oração pela contenção da atual pandemia, da violência e de outros males da atualidade encerrando a programação.