Cidade e turismo

Santo Antônio de Jesus encerra temporada junina com aprovação geral do público

Santo Antônio de Jesus encerra temporada junina com aprovação geral do público
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

26/06/2023 4:48pm

Desde os primeiros acordes do forró, na quinta-feira, a paz, a harmonia e, principalmente, a alegria predominaram no São João de Santo Antônio de Jesus, encerrado na madrugada desta segunda. No Espaço do São João, o domingo foi intenso nos dois palcos principais, que receberam Adelmário Coelho, Mari Fernandez, Sam e Kawan, Verena Santana, Jerônimo Medeiros, Lukas e Gustavo e Flor do Nordeste. No maior São João do interior da Bahia, nos quatro dias a festa bateu sucessivos recordes de público, atingindo 120 mil pessoas na noite de sexta-feira, véspera do santo homenageado.

A cidade já vive um clima junino desde o final de maio, quando iniciou o seu extenso calendário festivo que será encerrada oficialmente com a festa de São Pedro da Sapucaia, nos dias 01 e 02 de julho, evento tradicional que reúne mais de 20 mil pessoas no povoado da Sapucaia, zona rural do município.

Aprovação geral - Santo Antônio de Jesus se despede com sucesso do evento que o tornou o principal destino turístico junino da Bahia. A festa tem aprovação 95,5% pessoas, que participaram da pesquisa espontânea de avaliação, realizada pela Ouvidoria Geral da Prefeitura de SAJ.  Com uma variação muito pequena, foram ouvidas 600 pessoas diferentes, de 22 a 24 de junho, no circuito oficial da festa. Quem gostou de dançar forró, ou seja, 96,5% garantem que voltaria ao arrasta-pé na maior cidade do Recôncavo.

A programação recheada de estrelas, como Bell Marques, Lucy Alves, Nattan, Nadson O Ferinha, Zé Neto e Cristiano e Mari Fernandez, foi aprovada por 72% de pessoas entrevistadas nos três dias. A pesquisa foi realizada no Espaço do São João, onde o público era a maioria de visitantes, com os 31,3% de Salvador, que somados aos vindos de cidades do recôncavo e outras regiões da Bahia, como Barreiras e Amargosa, e de outros estados, como Aracaju (SE) e Anápolis (GO), ultrapassou a presença de 32% de moradores de Santo Antônio de Jesus.

A segurança no circuito oficial também tem resposta satisfatória dos entrevistados, que se divertiram, com alegria e muita paz durante os quatro dias de festa. A classificação foi de excelente para 42,3% e de bom para 50,2%. A pesquisa também demonstrou que a estrutura, o maior investimento dos últimos anos, foi amplamente aprovada por 85% das pessoas ouvidas na entrevista.

Sobre a hospedagem, a maioria (34,3%) ficou em casa de amigos ou parentes, 9,2% em hotel e pousada, 8,7% em casa alugada, 14,2% não pernoitaram e 33,7% moram na cidade. A festa recebeu um grande público jovem, dos 18 a 26 anos, com 30%, expressivos também em 27,2%, na faixa dos 27 a 35 anos, e 24%, 36 a 44 anos. 

“Com uma pesquisa dessas e com números tão satisfatórios, aumenta ainda mais a nossa responsabilidade em continuar fazendo com toda equipe e parceiros o São João de SAJ o melhor da Bahia. Foi lindo ver tantas crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência curtindo a festa com tranquilidade por se sentirem num ambiente inclusivo, confiável e seguro. E essa pesquisa de satisfação só faz validar o que percebemos em cada sorriso e olhar. Em 2024, não será diferente”, promete Genival Deolino Souza, prefeito de SAJ.

No Recôncavo baiano, distante um pouco mais de 180Km de Salvador, as comemorações na cidade passam pelos santos Antônio, João e Pedro, resgatando as tradições juninas nas ruas, praças, nas casas de seus moradores e na feira pública, através de muito arrasta-pé no ritmo do forró, nas comidas e bebidas típicas e nas rezas.