Desde os primeiros acordes do forró, na quinta-feira, a paz, a harmonia e, principalmente, a alegria predominaram no São João de Santo Antônio de Jesus, encerrado na madrugada desta segunda. No Espaço do São João, o domingo foi intenso nos dois palcos principais, que receberam Adelmário Coelho, Mari Fernandez, Sam e Kawan, Verena Santana, Jerônimo Medeiros, Lukas e Gustavo e Flor do Nordeste. No maior São João do interior da Bahia, nos quatro dias a festa bateu sucessivos recordes de público, atingindo 120 mil pessoas na noite de sexta-feira, véspera do santo homenageado.
A cidade já vive um clima junino desde o final de maio, quando iniciou o seu extenso calendário festivo que será encerrada oficialmente com a festa de São Pedro da Sapucaia, nos dias 01 e 02 de julho, evento tradicional que reúne mais de 20 mil pessoas no povoado da Sapucaia, zona rural do município.
Aprovação geral - Santo Antônio de Jesus se despede com sucesso do evento que o tornou o principal destino turístico junino da Bahia. A festa tem aprovação 95,5% pessoas, que participaram da pesquisa espontânea de avaliação, realizada pela Ouvidoria Geral da Prefeitura de SAJ. Com uma variação muito pequena, foram ouvidas 600 pessoas diferentes, de 22 a 24 de junho, no circuito oficial da festa. Quem gostou de dançar forró, ou seja, 96,5% garantem que voltaria ao arrasta-pé na maior cidade do Recôncavo.
A programação recheada de estrelas, como Bell Marques, Lucy Alves, Nattan, Nadson O Ferinha, Zé Neto e Cristiano e Mari Fernandez, foi aprovada por 72% de pessoas entrevistadas nos três dias. A pesquisa foi realizada no Espaço do São João, onde o público era a maioria de visitantes, com os 31,3% de Salvador, que somados aos vindos de cidades do recôncavo e outras regiões da Bahia, como Barreiras e Amargosa, e de outros estados, como Aracaju (SE) e Anápolis (GO), ultrapassou a presença de 32% de moradores de Santo Antônio de Jesus.
A segurança no circuito oficial também tem resposta satisfatória dos entrevistados, que se divertiram, com alegria e muita paz durante os quatro dias de festa. A classificação foi de excelente para 42,3% e de bom para 50,2%. A pesquisa também demonstrou que a estrutura, o maior investimento dos últimos anos, foi amplamente aprovada por 85% das pessoas ouvidas na entrevista.
Sobre a hospedagem, a maioria (34,3%) ficou em casa de amigos ou parentes, 9,2% em hotel e pousada, 8,7% em casa alugada, 14,2% não pernoitaram e 33,7% moram na cidade. A festa recebeu um grande público jovem, dos 18 a 26 anos, com 30%, expressivos também em 27,2%, na faixa dos 27 a 35 anos, e 24%, 36 a 44 anos.
“Com uma pesquisa dessas e com números tão satisfatórios, aumenta ainda mais a nossa responsabilidade em continuar fazendo com toda equipe e parceiros o São João de SAJ o melhor da Bahia. Foi lindo ver tantas crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência curtindo a festa com tranquilidade por se sentirem num ambiente inclusivo, confiável e seguro. E essa pesquisa de satisfação só faz validar o que percebemos em cada sorriso e olhar. Em 2024, não será diferente”, promete Genival Deolino Souza, prefeito de SAJ.
No Recôncavo baiano, distante um pouco mais de 180Km de Salvador, as comemorações na cidade passam pelos santos Antônio, João e Pedro, resgatando as tradições juninas nas ruas, praças, nas casas de seus moradores e na feira pública, através de muito arrasta-pé no ritmo do forró, nas comidas e bebidas típicas e nas rezas.