Campos do Jordão anuncia nova rota aérea entre Salvador e São José dos Campos
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O rumor que circulava nos bastidores parece ter se transformado em realidade: a Azul está prestes a adquirir a Gol. Segundo informações obtidas pela Revista Oeste junto a fontes internas da Azul, o negócio estaria próximo de ser finalizado. Com uma dívida que ultrapassa os US$ 20 bilhões, a Gol entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos no início deste ano.
"A diretoria da Azul já considera a aquisição da Gol como um fato consumado. Fontes de alto escalão revelaram à coluna que as duas companhias aéreas se fundirão em breve, tornando-se uma única entidade nas próximas semanas", destaca um trecho da reportagem.
Nos últimos meses, foram várias as menções sobre a intenção da Azul em adquirir a Gol. Comunicados oficiais e declarações do presidente Abhi Shah ao Melhores Destinos sempre deixaram claro que a empresa estava atenta ao mercado e às possíveis oportunidades de parcerias.
Na semana anterior, a agência Bloomberg já havia indicado que as negociações para a fusão entre Azul e Gol estavam em estágio avançado. Contudo, a notícia veiculada pela Revista Oeste ganha ainda mais relevância, ao afirmar que a Azul considera a compra da Gol como algo praticamente certo.
A Azul, inclusive, contratou uma assessoria internacional em março para auxiliar nas negociações. Um sinal evidente da possível aquisição, conforme aponta a revista, foi a desistência da Latam em comprar os aviões Boeing 737 da Gol, pelos quais estava interessada. A Gol teria reagido com cautela ao pedido de compra, uma vez que essas aeronaves representam alguns de seus ativos mais valiosos e são de interesse direto da Azul (que, assim como todo o mercado, enfrenta dificuldades decorrentes da escassez de aeronaves).
Cenário nacional De acordo com dados recentes, em março deste ano, a Azul assumiu a vice-liderança no mercado doméstico de voos, transportando 29,5% dos passageiros no país durante o período, superando a Gol, que registrou 29%. A maior fatia ainda pertence à Latam, com 41%.
Caso a compra da Gol se concretize, a Azul consolidará sua posição no setor de transporte aéreo nacional. Vale ressaltar que as duas companhias possuem atuações distintas no país: a malha aérea da Azul é reconhecida por sua presença abrangente no interior e em cidades de médio porte do Brasil, enquanto a Gol concentra suas operações principalmente nas rotas entre São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Entretanto, é importante frisar que a concretização da negociação está sujeita à aprovação dos acionistas e das autoridades reguladoras do mercado, como a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
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