Hotelaria de Salvador projeta ocupação média próxima de 67% em 2025
Foto: Bruno Concha / Secom PMS A hotelaria de Salvador deve encerrar 2025 com taxa média de ocupação em torno de 67%, segundo projeções baseadas na pesquisa de...
Foto: Giulia Guimarães/AscomSDE
O Governo da Bahia lança, nesta sexta-feira (31), em Morro do Chapéu, o projeto-piloto “Visite a Bahia”, iniciativa inovadora das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Turismo (Setur) voltada à gestão inteligente e sustentável do turismo. O projeto tem como objetivo estruturar, organizar e promover a cidade como um destino turístico de referência, conectando visitantes, empreendedores locais e poder público em uma mesma plataforma digital.
De acordo com o secretário da SDE, Ângelo Almeida, a proposta é transformar a Bahia em referência nacional em turismo inteligente.
“A plataforma mapeou atrativos, digitalizou produtos turísticos e capacitou empreendedores locais de Morro do Chapéu. Mais do que uma ferramenta de divulgação, é um instrumento de gestão territorial integrada, que fortalece a governança do turismo, amplia a visibilidade dos negócios locais e promove a inclusão produtiva das comunidades — em alinhamento com os princípios do desenvolvimento territorial sustentável”, explica.
Plataforma “Visite Morro do Chapéu”
Desenvolvida pela Just Travel, a plataforma foi criada em formato multimoedas e multi-idiomas, permitindo que turistas nacionais e internacionais realizem consultas e reservas de forma simples e segura. O portal reúne opções de hospedagem, alimentação, transporte e guias turísticos credenciados, além de apresentar os principais atrativos naturais, culturais e gastronômicos de Morro do Chapéu.
Capacitação e fortalecimento do turismo local
Como parte das ações preparatórias, nesta quinta-feira (30) a Just Travel realiza a apresentação do aplicativo e uma capacitação para o polo turístico da cidade. Na semana anterior, empreendedores e profissionais do setor participaram de oficinas ministradas pelo Sebrae e Senac, abordando temas como hospitalidade, marketing, gastronomia e atendimento. Também foram apresentadas oportunidades de financiamento com Desenbahia e Banco do Nordeste.
A iniciativa reforça o compromisso do Governo da Bahia com a qualificação do turismo e o fortalecimento das economias locais, pilares fundamentais do desenvolvimento econômico sustentável que impulsiona o interior do estado.
Foto: Bruno Concha / Secom PMS A hotelaria de Salvador deve encerrar 2025 com taxa média de ocupação em torno de 67%, segundo projeções baseadas na pesquisa de...
Fotos: Bruno Concha / Secom PMS As homenagens à Santa Luzia, celebrada como protetora da visão e exemplo de fé, acontecem neste sábado (13) na Igreja Nossa Sen...
Fotos: Leonardo Freire Em homenagem à sustentabilidade e produção local, a partir do tema “Sabores da Terra - Mel, Coco, Farinha, Queijos de Cabra, Cachaça, Pi...