Cidade e turismo

FLICA transforma Cachoeira na capital da literatura até domingo (26)

FLICA transforma Cachoeira na capital da literatura até domingo (26)
Da Redação

Da Redação

23/10/2025 6:45pm

Fotos: Daniel Bezerra

Com o tema “Ler é Massa”, a 13ª edição da Feira Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) começou nesta quinta-feira (23) e segue até domingo (26), movimentando o Recôncavo Baiano com mais de 60 autores e dezenas de atividades espalhadas em 10 espaços. A cidade histórica se transforma, mais uma vez, na capital da literatura, reunindo escritores, artistas, músicos e leitores de todo o estado.

Resultado de um trabalho coletivo de um ano, a FLICA celebra a força da cultura baiana e o acesso à leitura. “Estamos fazendo uma festa linda. A abertura não teve uma cadeira sequer vazia e isso nos dá forças para a 14ª edição”, afirmou Verônica Nonato, coordenadora geral do evento.

A embaixadora da FLICA 2025, Vanessa Dantas, destacou o poder transformador da leitura. “Ela nos permite viver e viajar por diversos mundos sem sair do lugar. A programação desta edição está rica em diversidade e promete experiências inspiradoras”, disse, agradecendo à Prefeitura de Cachoeira, ao município de São Félix e ao Governo do Estado pelo apoio.

Para a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, sediar a feira é motivo de orgulho. “A FLICA já é um dos maiores encontros literários do país. Em 2025, reafirmamos nosso compromisso com esse evento, que é uma poderosa ferramenta de democratização do acesso ao livro e ao conhecimento.”

Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o secretário de Cultura Bruno Monteiro ressaltou a importância do investimento em eventos literários. “Vale a pena acreditar no poder da palavra. Estamos formando novos leitores, fortalecendo o mercado editorial e movimentando a economia local.”

A Petrobras, uma das patrocinadoras, também celebrou o apoio à feira. “É uma honra apoiar a maior feira literária do Norte e Nordeste, símbolo da nossa cultura e do Recôncavo, berço de nascimento da Petrobras”, destacou Ana Cláudia, gerente de Comunicação Regional Norte-Nordeste da empresa.

A FLICA 2025 conta com patrocínio do Governo do Estado, por meio do FazCultura, SecultBA e Sefaz, além da Bahiagás, Caixa, Petrobras e Governo Federal, via Lei Rouanet. O evento integra o Projeto Bahia Literária, realizado pela Fundação Pedro Calmon (FPC) e pela Secretaria da Educação (SEC). A feira é uma realização da SCHOMMER, em parceria com a Prefeitura de Cachoeira e a LDM, livraria oficial do evento, com apoio da Embasa.