Cidade e turismo

Festejos em honra ao Senhor do Bonfim seguem até domingo (18) na Colina Sagrada

Festejos em honra ao Senhor do Bonfim seguem até domingo (18) na Colina Sagrada
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

16/01/2026 6:45pm

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

Os festejos em honra ao Senhor do Bonfim continuam até este domingo, 18 de janeiro, na Colina Sagrada, em Salvador. Após a pausa no dia da 16ª edição da Lavagem de Corpo e Alma, a novena preparatória segue até o sábado (17), antecedendo o encerramento oficial das celebrações deste ano.

Tradicionalmente celebrada no segundo domingo após o Dia de Reis (6 de janeiro), a data solene do Senhor do Bonfim em 2026 acontece no dia 18 de janeiro. Ao longo do domingo, serão realizadas seis Celebrações Eucarísticas, às 5h, 6h, 7h30, 9h, 10h30 e 15h. A Missa Solene, marcada para 10h30, será presidida pelo cardeal arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha.

O encerramento da festa ocorre no período da tarde, com a tradicional Procissão dos Três Pedidos, às 16h, que sairá da Igreja de Nossa Senhora dos Mares (Largo dos Mares) em direção à Colina Sagrada. Na chegada, os fiéis darão três voltas em torno da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, simbolizando os pedidos de fé, em um momento que será concluído com a bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos.

Com o tema “O exercício do Ministério Público de Jesus, o Amado Senhor do Bonfim”, a programação deste ano também presta homenagens aos setores de Turismo, Cultura e Agronegócio da Bahia.

Programação da Novena

Sexta-feira, 16 de janeiro – Oitavo dia
19h: Novena preparatória
Subtema: “A parábola do Bom Samaritano” (Lc 10,30-37)
Pregador: Padre Anderson Lima de Araújo, pároco da Paróquia São João Batista, representante da Comunidade do Senhor do Bonfim em Mata de São João (BA)

Homenageados: Agentes do Turismo e da Cultura
Paraninfos: Maurício Bacelar (Secretário de Turismo do Estado da Bahia), Ana Paula Matos (vice-prefeita de Salvador), Pedro Costa (presidente do Conselho Baiano de Turismo) e Deivid Lourenço (reitor da Universidade Católica do Salvador)

Sábado, 17 de janeiro – Nono dia
19h: Novena preparatória
Subtema: “Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, ensina a rezar” (Lc 11,1-4)
Pregador: Padre Edson Menezes da Silva, reitor da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, em Salvador

Homenageados: Agentes da agropecuária e da agricultura
Paraninfos: Humberto Miranda (presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia), Pablo Barroso (secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura) e João Martins (presidente da Confederação Nacional da Agricultura – CNA)

Dia Solene e Festivo – Domingo, 18 de janeiro

5h: Alvorada
Missas: 5h, 6h, 7h30, 9h, 10h30 e 15h
Missa Solene: 10h30, presidida por Dom Sérgio da Rocha

16h: Procissão dos Três Pedidos, com saída da Igreja de Nossa Senhora dos Mares (Largo dos Mares)