Fotos: Marcello Fontes
Sol, praia, natureza e muita música estão no cardápio do aguardado Festival da Primavera de Morro de São Paulo. É que o evento, realizado na Segunda Praia, está de volta, após hiato de um ano, e promete entregar tudo nesta nona edição. De 05 a 07 de dezembro, o Festival - que teve lançamento oficial na Quarta Praia, no Bahia Beach Suítes - é um convite obrigatório para turistas e visitantes estarem celebrarem a vibe musical, a gastronomia e a cultura. Mais que isso: é o aquecimento pré-verão, um preview do que está por vir.
"Morro de São Paulo vive um momento muito especial. As nossas belezas naturais e a força da cultura local se unem em um festival que fecha a primavera e abre a alta temporada de verão. O arquipélago de Cairu, que já é o terceiro polo turístico da Bahia, tem registrado um crescimento médio de 7% de uma temporada para outra - e nossa expectativa é chegar a 11% este ano, frisa Cláudio Brito, Secretário de Turismo.
Com a chancela da tradição em levar grandes atrações nacionais para a ilha, de forma gratuita e acessível para o público, valorizando a diversidade, o line-up está incrível, com a presença de grandes estrelas nacionais, durante os três dias de festa. "Durante os dias do festival, praticamente 95% dos leitos já estão ocupados", destaca Cláudio Brito. "Sempre tivemos esse diálogo com a cultura local. 0 festival mantém viva a tradição de integrar grandes artistas a expressões culturais da região. Além da música, trabalhamos com parcerias sustentáveis, coleta seletiva e contratação de mão de obra local. É um evento que gera impacto positivo, econômico e social, para toda a comunidade", reforça Márcia Mamede, produtora do Festival.
Shows musicais
No primeiro dia, 05 de dezembro, sexta-feira, quem abre o evento é o grupo Maneva, pela primeira vez em Morro, festejando 20 anos de carreira, e na sequência, quem retorna ao Festival é o cantor e puxador de trio elétrico Tomate. No dia seguinte, 06 de dezembro, sábado, tem Raquel Reis e Filipe Scandurras, que trará repertório de samba e Pagode para o público. Já no último dia da grade de atrações, 7 de dezembro, domingo, sobem ao palco Jau e Filhos de Jorge.
"Morro por si só se autopromove e o Festival retorna com força total. O arquipélago de Cairu é o 3⁰ polo turístico da Bahia e vamos continuar insistindo em tornar nosso destino o mais desejado da Bahia. Esse evento volta a criar o clima novamente", afirma Hildecio Meireles, prefeito de Cairu, na Costa do Dendê. Ainda de acordo com Meireles, o Festival da Primavera é um símbolo de integração e valorização do território, movimentando o trade turístico, gerando emprego, renda e visibilidade para o município. "Nossa vontade é fazer um festival em Boipeba", vibra.

Hildecio Meireles, Marcia Mamede e Claudio Brito, lançaram o 9⁰ Festival da Primavera de Morro de São Paulo
O que fazer e onde comer durante o Festival da Primavera de Morro de São Paulo
Bom, opções não faltam e não caberiam aqui, mas vamos lá!
Volta à Ilha - Na Terceira Praia, a Morro Vip faz um serviço de bordo diferenciado, em alto mar e no rio, percorrendo lugares paradisíacos de tirar o fôlego, como parada nas piscinas naturais de Garapuá na Ilha de Tinharé, parada nas piscinas naturais de Moreré na Ilha de Boipeba, Praia de Cueira na Ilha de Boipeba e por aí vai, com direito a pôr do sol voltando para Morro.
Comer - Logo na Praia da Cueira, depois de um esperto banho de rio e de mar, vale desfrutar os sabores marcantes da gastronomia do instagramável Ority Praia Bar. Moquecas pegando fogo, peixes e lagostas com gostinho de quero mais. Uma boa (porque não ótima!) pedida é o prato Mix de Frutos do Mar, preparado com os sabores mais frescos da Iha: lagosta, camarão e ovo. Soltem os cachorros!

*Este jornalista viajou a convite da Prefeitura Municipal de Cairu