Bahia Connect terá experiências imersivas e interativas em espaços temáticos
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A inovação nas entregas de encomendas chegou ao Brasil com os robôs autônomos da startup goiana Synkar, que já circulam por shoppings e prédios comerciais do país. Esses carrinhos, chamados SD02, realizam parte do percurso de entrega de alimentos e outros itens, transportando os pedidos de restaurantes até terminais de coleta, onde os entregadores finais os retiram para completar o trajeto até o cliente.
Com 20 unidades do modelo em funcionamento, a Synkar já fez 5 mil entregas nos shoppings Iguatemi de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, e está projetando a expansão do uso dos seus robôs. Até o final de 2025, a empresa espera ter 200 unidades do modelo SD03 em operação, que contará com melhorias como maior autonomia e capacidade de transitar por áreas externas, como condomínios horizontais. A startup também está desenvolvendo o modelo SDX, voltado para operações logísticas.
Equipados com inteligência artificial (IA), os robôs da Synkar prometem revolucionar a logística nos centros comerciais e no ambiente corporativo. Nos shoppings, a empresa calcula que a utilização dos carrinhos pode reduzir até 40% do tempo de entrega de pedidos e diminuir os custos pela metade, uma vez que eliminam a necessidade de os entregadores localizarem os restaurantes.
Além de atuar em shoppings e centros comerciais, as unidades do SD02 também são utilizadas em processos industriais, ajudando a otimizar a separação e abastecimento nas linhas de montagem, com uma redução de até 80% na quantidade de passos dados pelos trabalhadores.
A Synkar adota o modelo de aluguel "Robot as a Service" e, ao invés de vender os robôs, disponibiliza-os para empresas que buscam automação na entrega de pedidos e processos logísticos. Cada unidade do SD02 pode carregar entre 30 e 45 quilos e é equipada com sensores que permitem navegar por elevadores, ajustando-se automaticamente aos diferentes andares dos prédios.
Lucas Assis, CEO da Synkar, destaca que os custos logísticos no Brasil são um grande desafio e que a automação é a chave para aumentar a eficiência nesse setor. A empresa já investiu aproximadamente R$ 8 milhões no desenvolvimento da tecnologia, e vê a solução como uma forma de reduzir os custos que, muitas vezes, triplicam quando a capacidade logística é ampliada.
O SD02 tem se mostrado uma solução eficaz também no setor de hospitalidade. Em Goiânia, o robô tem sido utilizado pela Rede Atlântica para entregar pedidos de cafeteria e restaurante para as 670 salas comerciais do Órion Complex. Chrystienio Teles Marques, gerente de Alimentos e Bebidas do hotel, conta que a automação facilitou a operação e melhorou a experiência dos clientes, que se encantam com o atendimento inovador do robô.
A empresa, que antes enfrentava dificuldades para contratar mão de obra, prevê ampliar o número de robôs para quatro, expandindo o serviço para o hotel e hospital do complexo, além de aumentar as vendas com a melhoria da experiência do cliente.
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