Tecnologia

Apple anuncia novos iPad Pro compatíveis com 5G

Apple anuncia novos iPad Pro compatíveis com 5G
Da Redação

Da Redação

21/04/2021 5:00pm

A Apple anunciou na tarde desta terça-feira (20) um novo reforço para sua linha de tablets - alvo dos principais rumores sobre o evento já há algumas semanas. São dois novos modelos do iPad Pro (um de 11 e outro de 12,9 polegadas) munidos com uma nova tela, a Liquid Retina XDR. Na prática é uma versão mobile da tecnologia Mini-LED, que nos últimos anos vem se consolidando no ramo dos televisores: a tela é iluminada por pequenos LEDs que ligam e desligam em grupos (são 10 mil dessas luzinhas no caso do iPad), oferecendo melhor definição nas áreas de claro e escuro da imagem.

Além disso, os novos Pro são os primeiros iPads compatíveis com o sinal 5G, evolução da banda larga sem fio cuja implementação ao redor do globo vem avançando - no Brasil, provedoras e teles esperam resultado de leilão público, ainda sem data para acontecer. 

Assim como o iMac também apresentado nesta terça, o tablet é o primeiro da linha a receber o chip M1, desenvolvido pela própria Apple e que deve significar melhor performance, fluidez na transição entre tarefas, assim como novas funções ligadas à inteligência artificial. É o caso da função Center Stage, por exemplo, pelo qual a câmera frontal de 12MP é capaz de acompanhar o rosto da pessoa na tela - útil para aquele bamboleio numa reunião de Zoom longa demais. Outra novidade é que os iPads Pro contam com entradas Thunderbolt no lugar do USB-C.

Os modelos são compatíveis com a caneta Apple Pencil e os teclados Magic Keyboard e Smart Keyboard Folio, assim como com os controles do Xbox Series X e PlayStation 5. O modelo de 11 polegadas sairá por US$ 799, e o de 12,9, por US$ 1.099. Ambos têm lançamento marcado para a segunda metade de maio - ainda sem previsão para o mercado brasileiro.