Sustentabilidade

Startup e tintas Coral criam programa de recompensa para reciclagem de embalagens de tinta

Descarte adequado de embalagens plásticas e metálicas, em lojas participantes, renderá pontos que poderão ser trocados por brindes ou descontos

Startup e tintas Coral criam programa de recompensa para reciclagem de embalagens de tinta
Da Redação

Da Redação

26/04/2021 4:30pm

Comprometidas com a valorização de materiais recicláveis e a redução dos impactos causados pelo descarte inadequado de resíduos, a empresa AkzoNobel e a startup Green Mining, lançam, esta semana, um programa de recompensas para o mercado de tintas. O objetivo é estimular consumidores e, principalmente, pintores a descartar de forma adequada as embalagens de tinta.

Em postos de coleta localizados em 3 unidades das lojas Casa Toni e 3 no Bazar das Tintas, todas em São Paulo/SP, o consumidor poderá entregar baldes e latas de tinta vazias e acumular pontos que podem ser trocados por brindes como camisetas, bonés, macacões e trinchas ou por descontos nas próximas compras. Esta ação, chamada de "Pintando o Futuro", quer estimular a recuperação das embalagens pós-consumo de forma eficiente, trazendo-as de volta para o ciclo de produção. Serão recebidas embalagens de qualquer tipo ou marca, no entanto, baldes de plástico e as da marca CORAL terão maior pontuação.

"Com esta parceria, estamos não somente promovendo a cultura da reciclagem, mas também vamos diminuir os impactos ambientais e recompensar o consumidor, principalmente pintores, que descartam uma grande quantidade de resíduos. Queremos mostrar que existe um ciclo virtuoso na valoração de embalagens quando usamos tecnologia para trazer a eficiência e rastreabilidade obrigatória. Afinal, a logística reversa só existe quando comprovada a procedência de materiais pós-consumo", explica Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining.

Os baldes de plásticos e as latas seguirão para a reciclagem com a expectativa de retornarem ao ciclo de produção no futuro. "Além de captar oportunidades econômicas para o processo produtivo, como a redução de compra de matéria-prima virgem, estamos agregando valor aos produtos das marcas por meio desta utilização do fluxo reverso", diz o presidente da startup.

"Sustentabilidade é um princípio fundamental e orienta nossas atitudes e forma de pensar. A implantação deste programa, ao lado de nossos parceiros, faz parte de mais uma das ações da AkzoNobel em prol da economia circular e nossa ambição de inovar de maneira sustentável", afirma Elaine Poço, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento e Sustentabilidade na América do Sul da AkzoNobel.A parceria entre as empresas surgiu por meio do Braskem Labs - programa de aceleração de negócios com impacto socioambiental positivo da Braskem - que selecionou a Green Mining, especializada em logística reversa inteligente, para participação na edição de 2020. A partir das mentorias realizadas ao longo do ano, as empresas desenharam e desenvolveram, em conjunto, todo o projeto, desde a definição do local onde as embalagens seriam coletadas, tipo de materiais até o sistema de pontuação.

A parceria entre as empresas surgiu por meio do Braskem Labs - programa de aceleração de negócios com impacto socioambiental positivo da Braskem - que selecionou a Green Mining, especializada em logística reversa inteligente, para participação na edição de 2020. A partir das mentorias realizadas ao longo do ano, as empresas desenharam e desenvolveram, em conjunto, todo o projeto, desde a definição do local onde as embalagens seriam coletadas, tipo de materiais até o sistema de pontuação.

"Participar da estruturação deste programa de logística reversa e ser mentora do Braskem Labs foram experiências únicas. Por meio desse case, podemos ver o resultado prático da importância de unir a cadeia em iniciativas que tornem o futuro mais sustentável - e o Braskem Labs é uma dessas oportunidades. Futuramente, esperamos poder contribuir ainda mais com a Green Mining e a indústria nacional no retorno de embalagens para a cadeia produtiva", comenta Fernanda Ribaski, gerente comercial de Solventes na Braskem e mentora da Green Mining no Braskem Labs.

Tanto a Braskem quanto a AkzoNobel possuem diversas ações de recuperação e valoração de embalagens e estão na linha de frente do combate à poluição, promovendo e implementando ações sustentáveis. "Para nós, da Green Mining, o Braskem Labs propiciou um verdadeiro ecossistema de desenvolvimento em que foi possível desenvolver este projeto com uma parceria tão importante para seguirmos com a nossa missão de promover um modelo de economia circular, mantendo o nosso propósito ambiental, social e econômico", finaliza Rodrigo Oliveira.

O sistema de pontuação funciona da seguinte maneira:



Em São Paulo, as embalagens podem ser descartadas nas seguintes lojas:

Casa Toni
• Praça Cívica, 27 / 51 (ant. Largo Tito) | Lapa
• Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 2412 | Alto da Lapa
• Rua Artur de Azevedo, 996 | Pinheiros

Bazar das Tintas
• Av. Morumbi, 8281 | Vila Cordeiro
• Rua Tamandaré, 279 | Liberdade
• Rua Domingos de Morais, 749 | Vila Mariana


Foto divulgação/Loja Casa Toni


Sobre a Green Mining
A Green Mining é uma das startups selecionadas em todo o mundo pela cervejaria Ambev, por meio do programa 100+ Accelerator. Em 2019, foi vencedora do ‘Better World Award’, realizado na Bélgica e da competição mundial de Ideias de Negócios Verdes da Climate Ventures. Além de representar o Brasil no programa mundial Climate Launchpad, na Holanda. No mesmo ano, a startup também foi vencedora da 1a edição brasileira do evento europeu Greentech Challenge.

Em 2020, a Green Mining foi selecionada no programa de aceleração Braskem Labs Ignition e foi convidada para integrar o grupo de empresas do Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Desde novembro de 2018, já coletou e encaminhou para reciclagem mais de 1 milhão e meio de quilos de embalagens pós-consumo.
Mais informações: www.greenmining.com.br.

Sobre a AkzoNobel
Somos pioneiros em um mundo de possibilidades para dar vida às superfícies há mais de 200 anos. Há uma grande chance de você estar perto de um de nossos produtos, pois somos especialistas em cor e proteção. Nosso portfólio de marcas globais - incluindo Coral, International, Sikkens e Interpon - tem a confiança de clientes em todo o mundo. Atuamos em mais de 150 países e buscamos ser líderes da indústria. Afinal, é o que você esperaria da empresa mais sustentável e inovadora de tintas e revestimentos que inventa o futuro há mais de dois séculos. Para obter mais informações, visite www.akzonobel.com. © 2021 Akzo Nobel N.V. Todos os direitos reservados.

Conteúdo à la carte
Fabiane Giusti: [email protected] || (11) 9 9747-6710
Camila Teich: [email protected] || (11) 9 9116-1493

Sobre a Braskem
Com uma visão de futuro global, orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 52,3 bilhões (US$ 13,2 bilhões), a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 100 países.