Sustentabilidade

Sinduscon-BA debate descarbonização na construção civil e firma parceria com Sinduscon-SP

Sinduscon-BA debate descarbonização na construção civil e firma parceria com Sinduscon-SP
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

19/09/2025 2:43pm

Foto: Sinduscon-BA / Divulgação

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) realizou, nesta semana, mais uma reunião do Grupo de Trabalho Inovação & Produtividade, reunindo empresários, engenheiros e especialistas para discutir a descarbonização no setor. O encontro teve como tema “Como medir e comunicar a pegada de carbono na sua obra” e foi conduzido por Lilian Sarrouf, coordenadora técnica do Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do Sinduscon-SP e responsável pela CECarbon — Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono para edificações.

Durante a apresentação, Lilian compartilhou informações técnicas e estratégicas sobre a mensuração de emissões de carbono e a importância de comunicar resultados de forma clara e valorizada pelo mercado. A escolha do tema, definida por votação interna, faz parte do eixo “Produtos, Tecnologias Construtivas e Sustentabilidade”, reforçando o compromisso do setor baiano com práticas alinhadas aos desafios climáticos globais.

Um dos pontos altos do encontro foi o anúncio de uma parceria entre o Sinduscon-BA e o Sinduscon-SP, voltada para ampliar a divulgação e a aplicação de ferramentas e metodologias sobre descarbonização na construção civil da Bahia.

A iniciativa consolida o papel do Sinduscon-BA como articulador de mudanças positivas no setor, incentivando práticas sustentáveis, promovendo conhecimento técnico e fortalecendo alianças estratégicas que aceleram a transição para uma construção civil mais sustentável e competitiva.