Sustentabilidade

Promovendo a sustentabilidade no sul da Bahia, projeto de coleta é expandido para a Ponta do Corumbau

Promovendo a sustentabilidade no sul da Bahia, projeto de coleta é expandido para a Ponta do Corumbau
Da Redação

Da Redação

18/03/2022 5:00pm

Startup Solos e Owens Illinois (O-I) lançaram neste mês de março uma iniciativa verde na praia da Ponta do Corumbau,localizada no sul da Bahia, projeto prevê a coleta de pelo menos 50.000 garrafas de vidro. 

A empresa O-I é líder mundial na fabricação de embalagens de vidro e a maior recicladora do material no Brasil. Com sede em Perrysburg, Ohio (EUA), a O-I é a parceira de marcas líderes de alimentos e bebidas do mundo. 

“Percebemos que a operação de coleta de vidro em locais sem infraestrutura pública para reciclagem poderia ser expandida. Por isso a praia de Corumbau, paraíso turístico no extremo sul da Bahia, foi escolhida para realizarmos mais uma ação em parceria com a O-I”, afirma Saville Alves, cofundadora da SOLOS.

Além da parceria entre as empresas, a coleta é realizada com o apoio da prefeitura local, que disponibiliza um caminhão para recolher embalagens de vidro em bares, restaurantes e pousadas, locais onde há quantidade significativa do material para descarte, especialmente durante o verão.

“Esta ação é um exemplo de que quando todos os elos da cadeia se engajam e compartilham responsabilidades, é possível fazer acontecer a reciclagem correta, mesmo em uma região com tanta escassez de estrutura e logística complexa por ser uma das praias mais isoladas da Bahia. Com a coleta porta a porta em casas e estabelecimentos comerciais, estamos evitando que mais de 20 mil quilos de embalagens de vidro sejam destinadas a lixões, bem como combatendo falsificação de bebidas alcoólicas, que é o destino de boa parte das garrafas inteiras não retornáveis. Se conseguimos resolver o problema aqui, nestas condições, há formas de aumentar a reciclagem no Brasil inteiro”, comenta Alexandre Macário, especialista no desenvolvimento da cadeia de reciclagem de vidro da Owens Illinois.

A embalagem de vidro é a mais sustentável do planeta por ser a única que pode ser reutilizada, retornada, reciclada e transformada em outra nova sem nenhuma perda de matéria-prima e ainda gerando menor consumo de energia com menor emissão de resíduos e partículas de CO2. Reconhecendo esses benefícios, as Nações Unidas designaram 2022 como o Ano Internacional do Vidro para celebrar o passado, o presente e o futuro deste material transformador.