Projeto Mares retira 236 kg de lixo da praia em Itaparica no Dia Mundial pela Limpeza da Água
Iniciativa antecipa Clean up Day, celebrado mundialmente no dia 20 de setembro
Em uma ação ambiental realizada nesta terça-feira (17), o Projeto Mares, em parceria com a ONG Socioambientalista PRÓ-MAR e a Associação de Amigos de Mar Grande (AAMG), promoveu a retirada de 236 kg de lixo da praia do Duro, na Ilha de Itaparica. A atividade foi parte das celebrações do Dia Mundial pela Limpeza da Água, que acontece na quinta-feira (19), e também antecipou o Clean up Day, evento global marcado para o dia 20 de setembro.
A ação começou com a participação de 72 estudantes das escolas municipais Telma Régis e Luís Eduardo Magalhães, além da escola particular Universidade da Criança. Após uma palestra educativa sobre a importância da preservação ambiental, ministrada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), os estudantes participaram de uma limpeza da praia, recolhendo uma grande quantidade de resíduos, como plásticos descartáveis, garrafas de vidro e palitos de picolé.
Além da limpeza na superfície, a equipe científica do Projeto Mares realizou uma operação submarina para retirar detritos do fundo do mar, destacando-se a remoção de microplásticos, que dificultam ainda mais a preservação do ambiente marinho. Ao todo, a área limpa abrangeu aproximadamente 150 metros da orla de Mar Grande.
Participante da iniciativa, Hairla Vitória, aluna do Colégio Luís Eduardo Magalhães, destacou a importância da ação. “Precisamos manter a nossa praia limpa para garantir um futuro melhor. É triste ver tanto lixo deixado por moradores e turistas”, disse.
O professor Murilo Gonçalves, da Escola Municipal Telma Régis, reforçou o valor da conscientização ambiental entre os jovens, afirmando que esse tipo de ação deve ser uma prática contínua, não apenas restrita a eventos pontuais. “A limpeza de ambientes públicos é responsabilidade de todos nós, e esses estudantes estão aprendendo isso na prática.”
O lixo recolhido será destinado ao aterro sanitário da região. O Projeto Mares, realizado com apoio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, reforça seu compromisso com a preservação dos ecossistemas costeiros, unindo educação e ação prática na luta contra a poluição.