2025 deve ser o segundo ou terceiro ano mais quente já registrado, dizem cientistas
Foto: Freepik Cientistas de centros internacionais de monitoramento do clima alertam que 2025 deverá figurar entre o segundo e o terceiro ano mais quente da hi...
Iniciativa antecipa Clean up Day, celebrado mundialmente no dia 20 de setembro
Em uma ação ambiental realizada nesta terça-feira (17), o Projeto Mares, em parceria com a ONG Socioambientalista PRÓ-MAR e a Associação de Amigos de Mar Grande (AAMG), promoveu a retirada de 236 kg de lixo da praia do Duro, na Ilha de Itaparica. A atividade foi parte das celebrações do Dia Mundial pela Limpeza da Água, que acontece na quinta-feira (19), e também antecipou o Clean up Day, evento global marcado para o dia 20 de setembro.
A ação começou com a participação de 72 estudantes das escolas municipais Telma Régis e Luís Eduardo Magalhães, além da escola particular Universidade da Criança. Após uma palestra educativa sobre a importância da preservação ambiental, ministrada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), os estudantes participaram de uma limpeza da praia, recolhendo uma grande quantidade de resíduos, como plásticos descartáveis, garrafas de vidro e palitos de picolé.
Além da limpeza na superfície, a equipe científica do Projeto Mares realizou uma operação submarina para retirar detritos do fundo do mar, destacando-se a remoção de microplásticos, que dificultam ainda mais a preservação do ambiente marinho. Ao todo, a área limpa abrangeu aproximadamente 150 metros da orla de Mar Grande.
Participante da iniciativa, Hairla Vitória, aluna do Colégio Luís Eduardo Magalhães, destacou a importância da ação. “Precisamos manter a nossa praia limpa para garantir um futuro melhor. É triste ver tanto lixo deixado por moradores e turistas”, disse.
O professor Murilo Gonçalves, da Escola Municipal Telma Régis, reforçou o valor da conscientização ambiental entre os jovens, afirmando que esse tipo de ação deve ser uma prática contínua, não apenas restrita a eventos pontuais. “A limpeza de ambientes públicos é responsabilidade de todos nós, e esses estudantes estão aprendendo isso na prática.”
O lixo recolhido será destinado ao aterro sanitário da região. O Projeto Mares, realizado com apoio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, reforça seu compromisso com a preservação dos ecossistemas costeiros, unindo educação e ação prática na luta contra a poluição.
Foto: Freepik Cientistas de centros internacionais de monitoramento do clima alertam que 2025 deverá figurar entre o segundo e o terceiro ano mais quente da hi...
Foto: Freepik A partir do dia 15 de dezembro, uma importante e transformadora novidade chega às escolas de Ensino Médio da Bahia: a inclusão da Educação Azul c...
Fotos: Divulgação / Ecoari A startup baiana Ecoari tem ampliado sua presença em diferentes municípios do país e consolidado parcerias voltadas ao fortaleciment...