Sustentabilidade

Mulheres vão protagonizar discussões sobre Direito e Sustentabilidade em Salvador

Mulheres vão protagonizar discussões sobre Direito e Sustentabilidade em Salvador
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

09/05/2023 7:15pm

A capital baiana será palco para um grande evento que irá discutir temas ligados à justiça, economia e meio ambiente, no 1º Congresso de Direito e Sustentabilidade, que acontecerá nos dias 18 e 19 de maio, no Wish Hotel da Bahia. A programação contempla mesas e painéis que terão participação de ministros, promotores e advogados. Além disso, a representatividade feminina terá destaque nas discussões, com presenças importantes dos segmentos.

A advogada Samanta Pineda, atuante especialista em Direito Socioambiental, é uma das confirmadas no congresso. Ela é Coordenadora de Gestão Ambiental pela DGQ da Alemanha, Professora de Direito Ambiental no MBA da Fundação Getúlio Vargas e no Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (Faculdade CNA) de Brasília. Possui diversos artigos publicados, além de colaborar com veículos de comunicação como Exame, Band e Terra Viva.

Líder Global de Relações Corporativas da Suzano, a advogada Mariana Lisbôa também é uma das confirmadas no evento. Com longa experiência na área ambiental, ela assumiu recentemente a presidência da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), sendo a primeira mulher nesta liderança. Em 2021 participou da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 26) que aconteceu em Glasgow, na Escócia.

O congresso contará com a advogada Rita Maria Borges Franco, que atua há mais de 20 anos no segmento e é professora de Direito Ambiental no Curso de Especialização em Meio Ambiente e Sociedade pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Além de ser autora de artigos e capítulos de livros, ela tem participado de palestras sobre diversos temas relacionados ao Direito Ambiental, em todo o país.

Por fim, participa também Ana Carolina Tannuri Marinho, advogada da União (AGU), assessora de Ministro do Supremo Tribunal Federal e que atuou como Subchefe Adjunta de Infraestrutura na Presidência da República. Assim como Natascha Schmitt, mestre em Direito pela Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA), entusiasta do protagonismo brasileiro na agenda verde e Daniele Maranhão, desembargadora federal.

O Congresso de Direito e Sustentabilidade é uma realização conjunta do IBRADES (Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade) com a ACB (Associação Comercial da Bahia).