Fotos: Antônio Cavalcante
A segunda palestra da 3ª edição do ESG com Dendê, realizada nesta quarta-feira (10), no Auditório da FIEB, em Salvador, foi conduzida por Márcia Suede, economista e coordenadora do Comitê de Sustentabilidade do Sebrae Bahia. Representando a instituição, Suede participou do painel “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): como alinhar estratégias de negócios à Sustentabilidade e ao ESG”, compartilhando sua experiência em projetos voltados para inovação, gestão estratégica e impacto socioambiental.
Com atuação destacada na promoção do desenvolvimento sustentável entre micro e pequenas empresas, Márcia enfatizou como os pequenos negócios podem — e devem — ser protagonistas na implementação dos ODS, especialmente por sua capilaridade e conexão com os territórios. Ela também trouxe exemplos práticos de ações realizadas pelo Sebrae Bahia, que desde 2022 integra os ODS à sua estratégia institucional.
Reconhecida como Melhor Gestora de Projetos do Ano pelo PMI/BA, Márcia Suede ressaltou que a adoção de práticas ESG nos pequenos negócios não é apenas uma tendência, mas uma condição necessária para o crescimento sustentável. “O desafio está em tornar esses conceitos acessíveis e aplicáveis, respeitando a realidade e o ritmo de cada empreendimento”, pontuou.
O painel integrou a programação do ESG com Dendê, evento promovido pela Revista Let’s Go Bahia, com curadoria da AC Consultoria, de Augusto Cruz, e da Startei, coordenada por Paulo Henrique. A mediação do encontro foi realizada pelo jornalista Murilo Gitel, especialista em sustentabilidade.
A edição 2024 reúne lideranças empresariais, gestores públicos, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir o avanço da agenda ESG na Bahia. Além do Sebrae, também conduzem painéis patrocinadores como o Salvador Bahia Airport (VINCI Airports) e a Wilson Sons (Tecon Salvador).
A cerimônia de abertura contou com Eduardo Sá Menezes, vice-presidente da CIEB, e o encerramento ficará a cargo do chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA), André Ferraro.
Com apoio de marcas e instituições como Claro, Larco, LIDE Bahia, Amcham, Fundação Baía Viva, Ibrades, Redemar e ABAF, e parceria com veículos de comunicação como Tribuna da Bahia, Nova Brasil FM, Muita Informação, Notícias Sustentáveis e Anota Bahia, o ESG com Dendê reafirma seu compromisso em transformar o debate sustentável em ação concreta, com sotaque e identidade baiana.
