Fotos: GOVBA
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, recebeu nesta quinta-feira (3), no Palácio de Ondina, um grupo de catadores e catadoras de materiais recicláveis para um almoço que marcou o avanço de políticas públicas voltadas à reciclagem e inclusão socioprodutiva. Durante o encontro, que contou com a presença da primeira-dama Tatiana Velloso, da presidente da ALBA Ivana Bastos e de secretários estaduais, Jerônimo assinou a mensagem de envio do Projeto de Lei da Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
A proposta legislativa institui também o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PEPSA), que visa reconhecer e remunerar, com incentivos financeiros ou não monetários, os provedores de serviços ambientais – como os catadores – valorizando práticas sustentáveis, promovendo a inclusão e reduzindo desigualdades sociais em áreas urbanas e rurais.
“Estamos dialogando sobre condições de trabalho, infraestrutura e apoio governamental ao setor da reciclagem. Seguimos firmes na valorização dos trabalhadores, fortalecendo políticas e melhorando as condições de trabalho”, afirmou o governador.
Durante o evento, Jerônimo foi homenageado com o Selo Amigo Catador, concedido pelo Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (MNCR) e pela ANCAT (Associação Nacional dos Catadores). A honraria reconhece o comprometimento do governador com políticas públicas voltadas à cadeia da reciclagem, especialmente em apoio às cooperativas e associações da categoria.
O gesto reforça ações anteriores: em dezembro de 2024, o governo baiano anunciou R$ 43,9 milhões em investimentos no setor, com destaque para licitação de equipamentos para 42 cooperativas e projetos de construção de unidades de triagem e valorização de materiais recicláveis em dez municípios baianos, incluindo Salvador, Itabuna, Ilhéus, Barreiras, Irecê e Itaparica.