Sustentabilidade

Grupo HEINEKEN e so+ma recebem mais de 477 toneladas de vidro em 2023

Grupo HEINEKEN e so+ma recebem mais de 477 toneladas de vidro em 2023
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

13/12/2023 12:07pm

A ESG Tech so+ma e o Grupo HEINEKEN, segunda maior cervejaria do Brasil, reintegraram à cadeia de produção do vidro mais de 477 toneladas do material, de janeiro a novembro, na cidade de Salvador. O volume é equivalente a 34 caminhões de porte pesado. O montante enviado corretamente para a reciclagem representa aproximadamente 147 mil quilos de CO2 que deixaram de ser emitidos na capital soteropolitana. 

Além de estimular um novo comportamento em relação ao descarte, a parceria entre as empresas contribui paras as metas globais da cervejaria, que foi a primeira a anunciar globalmente seu compromisso de se tornar net zero até 2040. Isso porque a reutilização do vidro para produção de novas embalagens consome menor quantidade de energia e reduz a emissão de CO2. A taxa de reciclagem dessa matéria-prima, no entanto, ainda é de cerca de 25%.  "Conseguimos despertar ainda mais o olhar da Bahia para essa questão e implantar a cadeia do vidro em Salvador e no Nordeste, algo que era muito difícil de ser feito no passado", conta Claudia Pires, fundadora e CEO da so+ma. 

“Este é o quinto ano de parceria com a so+ma e, mais uma vez, alcançamos resultados de impacto. Isso porque, com a geração de economia circular e o incentivo à mudança de comportamento realizada pela startup, contribuímos para o fechamento do ciclo do vidro, preservando recursos valiosos, e mobilizamos a sociedade e prol de uma vida mais sustentável”, afirma Ornella Vilardo, Diretora de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN. 

Nas localidades em que atua, a so+ma realiza um trabalho minucioso de articulação para fechar o ciclo do vidro e reduzir custos de Prefeituras com a sobrecarga de aterros. É um papel importante na garantia da circularidade do produto ao conectar poder público, recicladores, cooperativas e, principalmente, o cidadão.

O sucesso desse trabalho fica claro com os resultados das campanhas de incentivo da empresa para movimentar as pessoas a se cadastrar no aplicativo e entregar o material nas unidades de recebimento. Com o apoio do Grupo HEINEKEN, foram mais de oito campanhas realizadas ao longo de 2023, para incentivar o público a reciclar. Só entre setembro e outubro, durante a campanha "Vidro Vale o Triplo", mais de 3,7 mil pessoas compareceram para entregar seu material reciclável, uma alta taxa de engajamento. 

O usuário das unidades e aplicativos so+ma ainda recebe um extrato ambiental individualizado e, com os dados em mãos, tem clareza do próprio impacto e contribuição positiva, sentindo-se empoderado do seu potencial de transformação. Por meio da ferramenta, a pessoa pode, por exemplo, entender quantos litros de água preservou ao levar o óleo usado até o ponto de coleta, quantas árvores salvou e como contribuiu para a qualidade do ar. A tecnologia e a metodologia inovadoras, que promovem a prática ambiental pelo usuário, já foram exportadas para Jacarta, na Indonésia.

So+ma de Prêmios

Na campanha mais recente da so+ma, criada para conscientizar turistas e moradores durante o alto verão, a cada 30 quilos de materiais recebidos nas casas so+ma, o participante tem direito a um número da sorte. A numeração será sorteada no dia 5 de fevereiro e os ganhadores levarão 1 bicicleta elétrica para casa, 10 tênis feitos com materiais recicláveis ou 100 vales de cupons para serem usados na Netflix, Razer, Play Store e outros serviços digitais. Dessa forma, a ESG Tech busca reconhecer quem mais auxilia nas metas de sustentabilidade, separando e levando os seus materiais recicláveis às casas so+ma. 

A campanha ficará ativa até 31 de janeiro de 2024 e os sorteios das premiações ocorrerão semanalmente a partir do dia 28 de dezembro até o dia 05 de fevereiro. Além disso, com a campanha, a so+ma tem o objetivo de receber mais de 500 toneladas de recicláveis em suas unidades espalhadas por Salvador, Camaçari, Curitiba, e Campo Largo (PR).

Em Salvador, as casas ficam nos locais: Espaço Wilson Son´s (Avenida Engenheiro Pontes, 97); Cajazeiras (Campo da Pronaica); Iguatemi/Big Bompreço (Av. Antônio Carlos Magalhães, 3650); Imbuí (Praça do Imbuí - Av. Jorge Amado); Mussurunga/Assaí (R. Prof. Plínio Garcez de Sena, 1240); Patamares (Av. Ibirapitanga, Patamares - Em frente à Escola Pan Americana da Bahia, ao lado da parada de ônibus); Periperi (Praça da Revolução); Pilar (Rua do Pilar, Comércio); Pituba (Praça Ana Lúcia Magalhães); Ribeira (Largo do Papagaio); Rio Vermelho (Vila Caramuru - Praça Caramuru, 2); Stella Maris (Praça de Stella Maris, Alameda Praia de Guaratuba, s/n); 

Em Camaçari, as casas ficam nos locais: Feira (Centro Comercial de Camaçari, Rua Costa Pinto s/n - Centro, Camaçari.), Guarajuba (Praça de Guarajuba, s/n - Av. Humaitá, Guarajuba - Distrito Monte Gordo).

Os horários de atendimento da maioria das unidades seguem este padrão: Horário: 8h-12h, 13h-17h de segunda à sexta / 9h-13h aos sábados.  A maioria das casas recebem: plástico, papel, metal, alumínio, vidro, óleo usado e eletrônicos.

** valor considerado para um caminhão de porte pesado de 14 toneladas.