Sustentabilidade

Eventos sobre ESG podem fortalecer compromissos para a COP30

Eventos sobre ESG podem fortalecer compromissos para a COP30
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

17/03/2025 7:40pm

Foto: Emanuel Bulos

A aproximação da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro deste ano em Belém (PA), intensifica os debates sobre as contribuições dos setores empresariais para a agenda ambiental global. Um desses espaços de discussão será a Amazônia Óleo, Gás e Energia, evento que acontece em Manaus (AM) entre os dias 18 e 20 de março, com a presença do especialista em ESG Augusto Cruz, sócio da empresa baiana AC Consultoria e autor do best-seller Introdução ao ESG.

Coordenador da Área ESG do evento, Cruz destaca a importância dessas iniciativas para a transição energética e a descarbonização. “Por conta da COP30, os painéis da Arena ESG serão focados em boas práticas e compromissos das empresas de óleo, gás e energia, abordando perspectivas, desafios e lições aprendidas para alinhar o setor aos objetivos globais de sustentabilidade”, explica. Além da mediação dos debates, ele também ministrará um curso sobre ESG para pequenas empresas do segmento.

Desde 2023, com a Bahia Oil, Gas & Energy, grandes feiras do setor passaram a incluir arenas temáticas voltadas para ESG, promovendo práticas sustentáveis e discutindo os impactos ambientais e sociais da indústria. A Bahia, inclusive, tem uma trajetória histórica na área: foi no bairro de Lobato, em Salvador, que se descobriu o primeiro poço de petróleo do Brasil. “Desde então, o setor se tornou um importante vetor de desenvolvimento do Estado, gerando emprego, renda e arrecadação de royalties para 269 municípios baianos”, ressalta Cruz, que também é colunista da Revista Let’s Go Bahia.

A expectativa é que eventos como esse ampliem o diálogo e consolidem estratégias do setor de energia para contribuir ativamente com as metas da COP30.