Sustentabilidade

Energia éolica na Bahia é destaque em fórum nacional

Energia éolica na Bahia é destaque em fórum nacional
Da Redação

Da Redação

12/04/2024 12:40pm

Foto: Eudes Benício 

No Rio de Janeiro, o governador Jerônimo Rodrigues participou do primeiro dia do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia, promovido pela Forbes Brasil em parceria com a Dominium Produções. Ele destacou o desempenho significativo da Bahia no setor de energia limpa, ressaltando o potencial de expansão do estado. 

O evento contou com a presença de executivos, líderes empresariais e especialistas do mercado, onde foram discutidos o papel social e econômico dos empreendimentos de energia, bem como a necessidade de uma transição energética. 

O painel “Transição Energética e COP 30 – O que os Estados podem oferecer?” foi moderado por Marcelo Moraes e contou com a participação da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e de Felipe Peixoto, secretário estadual de Energia e Economia do Mar, do Rio de Janeiro. A governadora do Rio Grande do Norte destacou o papel fundamental da Região Nordeste na geração de energia renovável no Brasil. 

O evento reuniu cerca de 200 CEOs das maiores empresas de energia do país, com discussões sobre investimentos em energia renovável, como eólica, solar, biogás e hidrogênio verde. A Bahia se destaca como um dos principais estados na geração de energia eólica e solar, com planos de expandir sua capacidade instalada para 50GW em breve. Sua matriz elétrica já é 93% renovável, com a maior participação vinda da energia eólica.