A terceira edição do ESG com Dendê chegou ao fim na tarde desta quinta-feira (10), no auditório da FIEB, em Salvador, com uma programação que consolidou o evento como uma das mais relevantes plataformas de discussão sobre sustentabilidade, governança e responsabilidade corporativa na Bahia.
O encerramento foi conduzido por André Ferraro, chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA), que trouxe ao público uma apresentação sobre os avanços do programa Bahia + Verde e a construção do Plano Estadual de Descarbonização, uma iniciativa pioneira no Nordeste que posiciona a Bahia como referência na transição energética e no enfrentamento das mudanças climáticas.
Além de Ferraro, a conclusão do evento contou com a presença de Arlinda Coelho, gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB, que compartilhou sua experiência e reforçou a parceria da FIEB no ESG com Dendê.
Ativista ambiental e gestor com ampla atuação nas áreas de desenvolvimento sustentável e políticas públicas, Ferraro destacou a importância da articulação institucional para impulsionar transformações estruturantes e alinhadas aos princípios da justiça climática, da economia verde e da governança ambiental integrada.
Com curadoria de Augusto Cruz (AC Consultoria) e mediação do jornalista Murilo Gitel, o evento reuniu empresários, especialistas, executivos e representantes do poder público para debater temas como economia verde, infraestrutura sustentável, inclusão social, governança corporativa, transição energética, finanças sustentáveis, agricultura regenerativa e mudanças climáticas.
Promovido pela Revista Let’s Go Bahia, o ESG com Dendê teve apoio de entidades como SEMA, ABAF, ACB, Fundação Baía Viva, Grupo Business Bahia, LIDE Bahia, Amcham, Ibrades, Guia BTS e RedeMar; e patrocínio de marcas que lideram a transformação sustentável na Bahia, como Salvador Bahia Airport (VINCI Airports), Wilson Sons (Tecon Salvador) e Sebrae Bahia.
Ao encerrar o encontro, Ferraro reforçou o papel da Bahia como protagonista ambiental no cenário nacional. Gratuito e aberto ao público mediante inscrição, o evento reafirmou seu compromisso com a construção de soluções sustentáveis com identidade regional — com muito diálogo, propósito e, claro, com dendê.



